Metabase e entidades avançam nas negociações com a Valia para o pagamento de superávit aos optantes do plano BP/Vale Mais

Foto: Divulgação

Depois dos aposentados e pensionistas optantes do Plano Benefício Definido (BD), da Valia, receberem polpudos dividendos do superavit, avançam as negociações para que os associados e assistidos do Plano de Benefício Proporcional (BP/Vale Mais) possam também ter direito a receber o que lhes cabe no superavit dessa instituição de previdência complementar.

Para isso, nessa terça-feira (20), o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana, na condição também de representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Vale, juntamente com diretores da Aposvale, reuniram-se com o diretor de Relações Trabalhistas da Vale, André Teixeira, para tratar desse pagamento, um direito certo e líquido de quem optou por esse plano, criado no ano 2000.

“A discussão está bem encaminhada e a Valia solicitou mais tempo para estudar a reivindicação antes de dar uma resposta sobre esse pagamento, o que é um sinal positivo pela conversa que mantivemos”, conta André Viana.

“Já tivemos uma expressiva vitória com o pagamento do superávit para os optantes do plano BD e agora avançamos para que esse benefício seja estendido, por direito, aos optantes do plano BP/Vale Mais”, diz o presidente do Metabase, que está bastante otimista com as negociações.

Para ele, a possibilidade de vitória é grande, embora recomende cautela até que seja obtido o sinal verde da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão responsável por fiscalizar e supervisionar todas as atividades das Entidades Fechadas de Previdência Privada (EFPC), como é o caso da Valia. “A chance de vitória é grande”, acredita André Viana.

“Eventual vitória dessa reivindicação atingirá não somente os aposentados e pensionistas do BP/Vale Mais, mas será também uma conquista de todos os trabalhadores que optaram por esse plano”, informa o sindicalista.

Estudos atuariais

Segundo ele, a reivindicação por mais esse pagamento do superávit está bem embasada em estudos econômicos atuariais, necessários para que se tenha uma análise de riscos e expectativas.

Isso para que esse pagamento não venha comprometer a saúde financeira da Valia, o que é imprescindível para a continuidade do pagamento das suplementações aos aposentados e pensionistas optantes desse plano BP/Vale Mais.

Os estudos atuariais envolvem a avaliação técnica das características demográficas e econômicas. E visam garantir os recursos necessários para que possam ser honrados os benefícios previstos aos assistidos.

“É com o embasamento desses estudos que estamos ancorados e otimistas”, festeja, ainda com a necessária cautela, André Viana, já prevendo o próximo pagamento de superávit primário a esses aposentados e pensionistas da Valia – e também trabalhadores da ativa, optantes desse plano.

Reconhecimento

“Para breve devemos ter mais essa boa notícia para dar a quem muito dedicou o seu tempo de trabalho para o engrandecimento da Vale e que são merecedores desse superávit pela contribuição que deram ao longo dos anos ao nosso fundo de pensão”, diz o sindicalista.

Importante ressaltar que desde o início do pagamento do superávit aos assistidos pelo Plano BD Definido, de 2007 até a presente data, a Valia já distribuiu mais de R$ 7 bilhões para quem optou por esse plano.

“Temos agora a expectativa positiva para que esse pagamento do superávit possa beneficiar com o superavit também os optantes do Plano BP/Vale Mais, coroando a nossa luta com mais essa conquista do Metabase e das entidades participantes das negociações”, afirma André Viana.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *