Memorial Vale celebra o orgulho LGBTQIAPN+ neste domingo (15), na Praça da Liberdade, em BH

Fotos: Beth Freitas/
Divulgação

Quintal do Memorial traz música, poesia, feira e performances protagonizadas por artistas da comunidade

A Praça da Liberdade será, mais uma vez, palco da arte, da resistência e da celebração da diversidade com a nova edição do Quintal do Memorial, no domingo (15), das 13h às 20h30, em frente ao Memorial Minas Gerais Vale.

O evento gratuito, com o tema Orgulho LGBTQIAPN+, destaca o protagonismo de artistas e empreendedores da comunidade, promovendo um espaço de afirmação identitária e expressão artística.

A programação faz parte do projeto Ações de Diversidade e Inclusão do Memorial Vale, que segue ativo enquanto o edifício-sede passa por reformas.

Com curadoria da multiartista, professora e pesquisadora Fredda Amorim e apresentação de Lázara dos Anjos, o evento reforça o compromisso do Memorial com a inclusão e a valorização da diversidade.

Diversidade é potência

Feirinha Acuenda reunirá mais de dez marcas e coletivos liderados por pessoas trans, travestis e não binárias (Foto: Divulgação)

O gestor do Memorial Vale, Wagner Tameirão, destaca a relevância da iniciativa. “O Quintal do Memorial tem sido uma ponte entre o Memorial e a comunidade enquanto o edifício está em obras. Nesta edição, celebramos o orgulho LGBTQIAPN+ como uma forma de afirmar que a diversidade é uma potência criativa, social e política.”

A programação inclui pocket shows com artistas que transitam por diversos ritmos e territórios. Entre os destaques, estão a cantora Bahia, que traz sua sonoridade afro-pop; Akin Zahin, com uma mistura de R&B, funk e hip-hop; e o poeta e músico Nilo Ybyra, bicampeão mundial de poesia falada.

O evento também contará com a Feirinha Acuenda, das 13h às 18h, reunindo mais de dez marcas e coletivos liderados por pessoas trans, travestis e não binárias.

Além disso, o público poderá conferir apresentações como as da multiartista Xiatitia, campeã do Trans Slam Internacional 2023, e Lua Zanella, MC, cantora e compositora.

Às 17h, sobe ao palco a cantora e compositora Coral, artista travesti de Jequié, na Bahia, que apresentará um show de voz e violão com canções autorais e clássicos da MPB.

Encerrando a programação, das 18h às 20h30, o público será convidado para o NBaile, uma celebração comandada por DJs trans e não binários, com performances da drag queen Nickary Aycker e da dançarina Vina Amorim Jaguatirica.

O evento reforça a importância da representatividade e da ocupação de espaços culturais pela comunidade LGBTQIAPN+, promovendo arte, resistência e celebração.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *