Memorial Drummond participa, neste sábado, do VI Encontro de Museus-Casas Literárias para troca de experiências
Promovido de forma virtual e gratuita, teve início nessa quinta-feira (29), e segue até sábado (31), o VI Encontro de Museus-Casas Literárias de São Paulo, formada pela Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) irá participar desse evento, por meio da coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade, Solange Duarte Alvarenga.
Segundo ela, a participação é uma forma de interagir e aprender com outros museus de literatura, categoria pela qual se enquadra o Memorial Drummond. “É um momento de trocar experiências, promover discussões sobre os museus atuais no Brasil e no mundo”, considera.
O encontro é direcionado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, dentre outras. Participam também representantes da comunidade acadêmica, instituições públicas e interessados em museologia e cultura.
Tem por objetivo refletir e destacar concepções e propósitos presentes nas linhas de atuação dos museus, estimulando debates sobre as questões emergentes no contexto atual. A temática dessa sexta edição é Museu e modernidade: revisão de conceitos e práticas.
O VI Encontro de Museus-Casas Literárias tem coordenação do museólogo Ivanei da Silva e Marcelo Tápia, diretor geral da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo. Visa a participação de instituições com perfil de museu-casa que podem ser distinguidas como espaços focados em literatura, em âmbito nacional.
Seu objetivo fundamental é promover a troca de experiências entre instituições fundamentalmente relacionadas a personalidades da literatura, por meio de profissionais a elas ligados, ou cujo campo de estudos se associe a tal segmento, como é o caso do Memorial Drummond.
Programação
Quinta-feira, 29 de julho, das 18h às 20h
18h – Mesa de Abertura, com Marcelo Tápia – Diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP) e Ivanei da Silva (mediador) – Museólogo – Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP).
18h30 – Palestra “Museu e modernidade: origem e desenvolvimento”, com Tereza Scheiner – Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO.
Sexta-feira, 30 de julho, das 18h às 20h
18h – Mesa-redonda com coordenadores dos diversos setores dos Museus da Rede de Museus-Casas Literários (Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade)
18h30 – Mesa-redonda “Museu e interdisciplinaridade”
Sábado, 31 de julho, das 15h às 17h
15h Mesa-redonda ”Museu, território e alcance hoje; perspectivas para o futuro”, com Eric Apolínário – Pesquisador – Casa Menotti Del Picchia (Itapira, SP), Marina Rodrigues – Assistente no Museu Gustavo Teixeira (São Pedro, SP), Silvestre Barros – Coordenador do projeto do Museu Casa Manoel de Barros (Campo Grande, MS), Pedro Spíndola – Jornalista – Museu Casas Manoel de Barros (Campo Grande, MS) e Solange Duarte Alvarenga – Coodenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade/Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Itabira, MG). Mediação de Davidson Kaseker – Diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (GTC/SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Saiba mais sobre os participantes clicando aqui.
Serviço
VI Encontro de Museus-Casas Literárias
Tema: “Museu e modernidade: revisão de conceitos e práticas
29 a 31 de julho
Quinta e sexta-feira, das 18h às 20h; sábado, das 15h às 17h
Fonte: Casa Guilherme de Almeida
Mais informações: https://fccda.com.br
Facebook: www.facebook.com/fccda
Instagram: www.instagram.com/fccda
Lá na Casa do Mário, está armazenado o cadernin de poesias do poeta Drummond, com um detalhe fantástico, o cadernin verde foi foi pelo poeta, que o Memorial podia pedir uma cópia …