Medalha Hélio Costa reconhece trajetória de Diogo Luna, delegado regional de Itabira
Em destaque, o delegado homenageado ao lado da presidente da OAB de Itabira, Patrícia Freitas, após receber a homenagem judiciária
Foto:@defatoonline/ Divulgação
Honraria concedida reconhece atuação marcada pela defesa dos direitos humanos, da democracia e da segurança pública
Inspirado pela comunidade quilombola do Morro Santo Antônio, da qual afirma ter aprendido resistência e resiliência, o delegado regional de Itabira, Diogo Luna, declarou, ao receber a Medalha Desembargador Hélio Costa nessa terça-feira (2), no Fórum Desembargador Drumond, que encontrou na cidade a experiência mais profunda de sua vida profissional.
A distinção é concedida a personalidades que prestam relevantes serviços ao Poder Judiciário. A entrega ocorreu em cerimônia no Salão do Tribunal do Júri da Comarca, conduzida pelo juiz João Fábio Bomfim Machado de Siqueira, com a presença de autoridades locais e regionais.
Instituída pelo desembargador Márcio Aristeu Monteiro de Barros, a comenda homenageia o desembargador Hélio Costa, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) no biênio 1980/1981 e corregedor-geral em 1976 e 1977.
O reconhecimento destaca a firme atuação de Luna em defesa dos direitos humanos, da democracia e da diversidade, frente à Delegacia Regional de Itabira. Entre outras importantes pautas, a regional sob sua gestão se sobressai pelo enfrentamento à violência contra a mulher, com a expansão do projeto institucional Chame a Frida, hoje presente em 85% das delegacias sob sua jurisdição. E, também, aos maus-tratos de animais domésticos.
Doutor e Mestre em Direito pela PUC Minas, Luna assumiu a Delegacia Regional de Itabira em abril de 2024. Além da função policial, é professor do mestrado em Segurança Pública e Cidadania da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), e membro da Academia de Polícia Civil.
É também pesquisador na área e integrante do Comitê de Ética da universidade e do conselho editorial da revista Avante, periódico acadêmico semestral, gratuito e de acesso aberto, editado pela Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol-MG) com objetivo de disseminar conhecimento técnico-científico e profissional nas áreas ligadas à Segurança Pública e Polícia Judiciária.
Reflexões e compromissos
Em seu pronunciamento de agradecimento, Luna articulou memórias pessoais e ressaltou que sua função pública sempre se pauta pela ética e pelo respeito ao cidadão, mesmo quando esse se encontra em conflito com a lei.
Inspirado em Carlos Drummond de Andrade, comparou a segurança pública à flor que rompe o asfalto — imagem da esperança que insiste em florescer mesmo diante das dificuldades enfrentadas na vida e no exercício da profissão.
Relembrou suas origens no norte de Minas e dedicou a conquista à família, sublinhando que sua atuação não se limita ao exercício policial, mas envolve estudo, pensamento crítico e reinvenção permanente.
Ao agradecer comunidades parceiras, destacou o quilombo do Morro Santo Antônio como fonte de aprendizado sobre resistência e resiliência, reafirmando que seu compromisso diário é com o direito, a democracia, a diversidade e a proteção das mulheres contra a violência.
Reconhecimento público
Nas redes sociais, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB) destacou a trajetória do delegado como exemplo de estudo, defesa dos direitos humanos e prática transformadora.
“Um delegado que pensa, sente e age pela justiça. Um servidor cuja palavra inspira e cuja prática transforma. Parabéns, Dr. Diogo Luna. Itabira se orgulha do caminho que você trilha com coragem e profundidade.”









