Mapa, galeria a céu aberto, traz a Itabira Eduardo Kobra para homenagear Drummond em um grande mural
Foto: Reprodução/ Conexão Planeta
Como a festa não pode parar, antes da realização do 3º Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), que acontece entre 31 de outubro (aniversário de Drummond) e vai até 5 de novembro, tendo como um dos pontos altos a entrega do Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano, concedido pela União Brasileira dos Escritores, à escritora mineira Conceição Evaristo, a cidade será movimentada com a realização do MAPA, primeiro festival de arte pública de Itabira, entre os dias 9 (aniversário de emancipação política de Itabira) e 15 de outubro.
A proposta é ocupar as ruas e os muros da cidade, criando-se uma galeria a céu aberto, com pintura de murais de grandes dimensões por artistas de diferentes estilos e de renome internacional.
Destaque para o artista Eduardo Kobra, que fará uma belíssima homenagem ao poeta Drummond em um local de grande visibilidade e que certamente vai virar mais um ponto turístico na cidade, assim como os outros murais.
O artista tem mais de três mil murais espalhados pelo Brasil e por mais 35 países nos cinco continentes. Em todos os seus trabalhos, Kobra busca democratizar a arte, transformando ruas, avenidas, estradas e montanhas em galerias a céu aberto.
Em Itabira, ao retratar Drummond, o poeta e cronista itabirano passará a figurar no hall de personalidades mundiais já homenageadas pelo artista, como Salvador Dalí e Martin Luther King.
Além dessa grande atração nacional, a programação reserva ao itabirano e visitantes oficinas de arte urbana, com uma grande festa de encerramento com DJs e shows. Tudo gratuito, aberto ao público e na rua.
Artistas itabiranos poderão participar da “Convocatória MAPA”, que vai selecionar quatro artistas da cidade para a pintura de um grande mural durante o festival.
As inscrições tiveram início no sábado e vão até dia 26 deste mês. Participe.
Inscreva-se e confira a programação completa em www.mapafestival.com.br