Mais de 75% das empresas devem incorporar IA nos próximos 5 anos

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Especialista orienta como as empresas podem acrescentar Inteligência Artificial aos negócios para se destacarem no mercado

Certamente você já ouviu falar ou até mesmo usa o ChatGPT. A ferramenta é uma inteligência artificial de linguagem natural desenvolvida pela OpenAI e tem sido utilizada por estudantes e profissionais de diversas áreas.

Na contemporaneidade digital, a inteligência artificial (IA) – tecnologia com capacidade de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas – surge como uma ferramenta poderosa, capaz de transformar o cenário empresarial.

Segundo o relatório ‘Future of Jobs’ do Fórum Econômico Mundial, a IA é a área mais promissora no mercado de trabalho para os próximos anos.

Mais de 75% das empresas devem incorporar Inteligência Artificial em seus negócios nos próximos cinco anos, criando inúmeras oportunidades para os profissionais que dominam essa tecnologia.

Com aplicações que vão desde ciência de dados de ponta até atendimento automatizado ao cliente, essa tecnologia vem sendo implementada aos poucos pelas empresas de diversos setores.

Atualmente, as empresas conseguem incorporar a inteligência artificial em praticamente todas as atividades. Isso vai desde a mineração, levantamento de dados sociais e melhoria no relacionamento com o cliente (CRM) até o rastreamento de produtos e otimização da logística.

No entanto, nem sempre o investimento nessa tecnologia está nos planos da empresa, e muitas enfrentam desafios para alocar recursos em seus orçamentos para essa finalidade. Por onde começar?

Filipe Bento, CEO da BR24 (Foto: Divulgação)

Solução integrada

De acordo com Filipe Bento, CEO da BR24, empresa brasileira fornecedora do software internacional Bitrix24, uma das maneiras de conciliar o budget com investimentos em IA é revisando os gastos atuais, especialmente no que se refere à ausência de softwares integrados.

“Diversas empresas encontram-se vinculadas a modelos de software que cobram por usuário e atendem apenas a um ou dois aspectos específicos do negócio”, ele observa.

“Essa abordagem fragmentada não apenas é ineficiente, mas também acarreta custos significativos. Visualize a economia potencial ao substituir vários softwares específicos por uma solução integrada “tudo em um””, recomenda.

Uma plataforma centralizada “tudo em um” oferece um excelente custo-benefício, unificando diversas funções empresariais. Isso não apenas simplifica as operações, mas também reduz a necessidade de múltiplas assinaturas e licenças.

Além disso, consolidar uma única plataforma diminui a curva de aprendizado para os empregados, permitindo que eles adquiram proficiência na plataforma de forma mais rápida e com menos treinamento.

A automação de processos é outra vantagem crucial dessas plataformas. Ao automatizar tarefas repetitivas e demoradas, as empresas obtêm eficiência operacional significativa.

“Isso não apenas aumenta a produtividade, mas também pode reduzir a necessidade de mão de obra para tarefas específicas. Com a automação, a equipe pode se concentrar em tarefas mais estratégicas e criativas, agregando maior valor à empresa”, reforça o CEO.

Mas como exatamente isso abre espaço para investimentos em IA? Ao substituir múltiplos softwares por uma solução integrada e pela automação de processos, a empresa consegue ‘enxugar’ os gastos e gerar uma economia que pode ser alocada para financiar iniciativas de IA como investimento estratégico para a escalabilidade da empresa.

Investimento estratégico

“Essa realocação não é apenas um gasto, mas um investimento estratégico. Ao escolher uma plataforma eficiente ‘tudo em um’ e adotar a automação, sua empresa não apenas economizará dinheiro, mas também se preparará para o futuro digital, no qual a IA não é apenas uma possibilidade, mas uma necessidade para manter a competitividade”, esclarece Bento.

Tudo isso sem contar que, muitas vezes, essas mesmas plataformas já vêm com IA embutida, facilitando e encurtando o caminho até a inovação.

Os benefícios? Entre as vantagens está, essencial nos dias de hoje, a personalização e eficiência no atendimento ao cliente. Essa inovação permeia diversos aspectos, desde a concepção de novos produtos até a criação de modelos de negócios que provocam disrupções no cenário empresarial.

Além disso, as tarefas repetitivas e baseadas em regras podem ser automatizadas, liberando recursos humanos para se concentrarem em atividades mais estratégicas e criativas.

“Podemos já considerar 2024 como o ano da implementação da IA e a necessidade de iniciar essa jornada o quanto antes para se manter relevante no mercado”, finaliza Bento.

Mais informações: https://br24.io/

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