Já estão abertas as inscrições para protetores de cães e gatos participarem do programa de cuidado animal em parceria com a Prefeitura de Itabira
Foto: Carlos Cruz
Considerado fundamental para o sucesso do programa municipal de Proteção Animal de Itabira, nos cuidados, sobretudo, com gatos e cães em situação de rua, tutores já podem se cadastrar para os seus protegidos terem acesso aos atendimentos gratuitos de urgência e emergência.
Esses atendimentos serão oferecido pelas clínicas e hospitais que fazem parte dessa política pública. Mas para isso, as pessoas que atuam voluntariamente no cuidado, proteção e recolhimento de animais domésticos precisam se cadastrar, conforme consta de edital publicado pela Prefeitura de Itabira.
Acesse o edital clicando aqui.
Parceria
De acordo com o diretor de Controle de Zoonoses, Gustavo Cardoso Pinho, a atuação do protetor de animais é um passo importante para a sociedade assumir as suas responsabilidades em parceria com a Prefeitura, em busca do bem-estar animal. Daí que se espera uma adesão significativa desses tutores, que já exercem essa função voluntariamente, agora com apoio municipal.
Para se credenciar como protetores do programa é preciso enviar a documentação exigida para o e-mail meioambiente@itabira.mg.gov.br ou comparecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no endereço: Rua Gerson Guerra, nº 162, Bairro Santo Antônio, Itabira-MG, de segunda a sexta-feira, de 8h até 16h, portando os documentos necessários.
“Os protetores serão o elo entre o serviço público, clínicas prestadoras de serviço e o animal necessitado”, explica Gustavo Pinho, para quem a participação desses voluntários é imprescindível para manter o projeto em evolução.
“O conhecimento destes benfeitores sobre a população de cães e gatos de rua, em sofrimento ou com tutores sem condições financeiras, é uma das ferramentas mais importantes nessa caminhada que se inicia agora”, destaca o diretor.
Saiba mais
O Programa Municipal de Proteção Animal é uma política pública que está alinhada aos preceitos das cinco liberdades que todo animal deve ter: livre de fome e sede; de desconforto; de dor; de ferimentos e doenças; e de medo e angústia.
Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com as Secretarias de Saúde e Assistência Social, a iniciativa visa realizar de forma gratuita o atendimento de urgência e emergência gratuitamente a cães e gatos tutelados por pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico – e também animais em situação de rua tutelados por protetores credenciados pelo município.
Leia mais aqui: