Itabira tem pré-candidata a vice-governadora de Minas Gerais pelo PCB e mais um montão de candidatos a deputados

Fotos: Carlos Cruz

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) lança, nesta sexta-feira (1), as suas pré-candidatas majoritárias ao governo de Minas Gerais: Renata Regina, ativista do Comitê do Poder Popular de Belo Horizonte, que encabeça a chapa, e a professora Tuani Guimarães, ativista do Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração em Itabira e na região.

Tuani Guimarães, 32 anos, é militante sindical e popular, professora de Sociologia da rede estadual, mestra em Arquitetura e Urbanismo e estudante de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Atua principalmente no movimento sindical da educação estadual e nos movimentos dos Atingidos pela Mineração no Quadrilátero Aquífero/Ferrífero.

Na campanha, além da luta por melhores condições de vida para a classe trabalhadora, ela pretende pautar os graves impactos da mineração no estado. “É momento de intensificar as lutas da classe trabalhadora neste período eleitoral, na construção do poder popular”, propõe.

Além de sua candidatura, uma vasta lista de pré-candidatos ao parlamento mineiro e federal já se lançaram em Itabira, ainda dependendo da homologação de seus respectivos partidos.

Candidatos de Itabira

Neidson Freitas é candidato a deputado federal

Já se lançou como pré-candidato a deputado federal o vereador Neidson Freitas (MDB), que tem apoio do ex-prefeito Ronaldo Magalhães.

Freitas aposta no seu potencial eleitoral como líder da oposição na Câmara Municipal.

Outro pré-candidato que postula uma cadeira na Câmara Federal é o presidente da Câmara Municipal de Itabira, vereador Weverton “Vetão” Andrade (PSB).

Vetão é também federal

Em sua pretensão eleitoral, Vetão conta com o apoio do seu correligionário, o prefeito Marco Antônio Lage.

Estaduais

Para se reeleger, o deputado estadual Bernardo Mucida (PSB) conta com apoio do governador Romeu Zema (Novo), que também busca a reeleição.

Mucida espera obter votos dos itabiranos e também de eleitores da região, por onde tem atuado, principalmente direcionando emendas parlamentares para hospitais, creches, segurança pública.

Bernardo Mucida busca a reeleição

O ex-prefeito João Izael Querino Coelho (PP) também já se lançou como pré-candidato a deputado estadual. Como trunfo, ele se apresenta como o único prefeito que conseguiu se reeleger em Itabira. Ele governou o município entre 2005 e 2012.

Querino tem em seu currículo político a articulação para a instalação do campus avançado da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), além de ter asfaltado as rodovias municipais que ligam a sede do município aos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema (trecho).

João Izael postula uma cadeira no legislativo estadual

Embora ainda não tenha se lançado como pré-candidato a deputado estadual, o ex-vereador Alexandre “Banana” Martins da Costa (PT) também deve sair candidato nas eleições proporcionais.

Para isso ele espera pegar carona na onda da candidatura de Lula, que tem condições de se eleger presidente ainda no primeiro turno, segundo última pesquisa DataFolha.

Banana é o nome mais visível do PT em Itabira, que já elegeu prefeito na cidade, mas hoje não tem representante na Câmara Municipal.

Banana espera surfar na onda lulista (Foto: reproduçao)

Outro políico itabirano que já se lançou como pré-candidato a deputado estadual é o publicitário Dalton Albuquerque (PSC).

Bolsonarista, Albuquerque diz defender a família, os bons costumes e é contra a “ideologia de gênero”.

Ele espera contar com o apoio dos conservadores itabiranos. Tem como lema “Deus, Pátria e Família”.

Dalton Costa espera contar com o voto conservador (Foto: Reprodução)

Fora esses pré-candidatos já lançados, com certeza outros nomes de políticos itabiranos devem surgir postulando uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e também na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Paraquedistas

Com a divisão de votos, será muito difícil algum candidato se eleger por Itabira, caso conte apenas com os votos dos eleitores itabiranos.

É que serão votados no município também os candidatos “paraquedistas” e os ideológicos, principalmente de esquerda.

Já teve eleição proporcional em que praticamente todos os candidatos a deputado por Minas Gerais garimparam votos em Itabira.

Portanto, candidata única de Itabira nestas eleições, sem concorrentes locais, só tem uma: Tuani Guimarães para vice-governadora de Minas Gerais.

Calendário

Pelo calendário eleitoral, as candidaturas só se tornam oficiais a partir de 15 de agosto, com os respectivos registros no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Mas antes, precisam passar pela aprovação nas convenções partidárias, que estão agendadas para acontecerem entre 20 de julho e 5 de agosto.

A partir de 16 de agosto começam as indefectíveis propagandas eleitorais na TV e emissoras de rádio, nos jornais e em materiais impressos, som volante e propaganda pela internet, nos termos da legislação eleitoral.

O primeiro turno para as eleições proporcionais (deputados e senadores) e majoritárias (governador e presidente) ocorre no dia 2 de outubro.

Já o segundo turno nos estados onde os candidatos a governador não se elegerem no primeiro escrutínio, ocorre em 30 de outubro, valendo também para presidente, no caso de nenhum candidato obter a metade mais um dos votos válidos.

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *