Itabira entra no circuito do XTerra, maior festival de esportes outdoors do mundo, com etapa inédita no fim de semana
Com participação de cerca de 1,2 mil atletas vindos de todo o país, Itabira realizou neste fim de semana uma das etapas do maior festival de esportes outdoors do mundo.
Teve início no sábado às 8h, com largada no parque de exposições Virgílio Gazire, encerrando-se na tarde de domingo (21).
O Mountain Bike foi o principal destaque do XTERRA de Itabira. A etapa realizada na cidade valeu pontos para a Federação Mineira de Ciclismo e para a Confederação Brasileira de Ciclismo Classe C1.
Fez parte da programação provas de Trail Run (corrida em trilhas, junto à natureza), Duathon (corrida e ciclismo de alta intensidade).
Incluiu ainda atividades esportivas para a garotada, com concurso de redação para alunos do 8º e 9º anos da rede municipal. O tema foi XTerra e Carlos Drummond de Andrade.
O vencedor de cada categoria recebeu uma bicicleta como premiação: Gabriel Lázaro Ramos, de 14 anos, e Michele Santos Faria, de 15, ambos alunos da escola municipal Antônio Camilo Alvim, do Barreiro.
O XTerra está presente em mais de 42 países. A etapa realizada em Itabira foi dividida entre as modalidades de Mountain Bike (50km e 35 km), Trail Rum (21 km, 10km e 5km) e o Duathlon (48km).
Os shows, incluídos na programação, tiveram participação de artistas de Itabira.
Praça movimentada
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Breno Pires, analisa positivamente esse grande evento que coloca Itabira no mapa do XTerra.
“Foi grande a movimentação de pessoas de fora em Itabira. Os hotéis ficaram cheios, assim como os restaurantes”, disse, ressaltando o aquecimento da economia local no fim de semana.
Segundo ele, foi também uma grande oportunidade para divulgar o potencial turístico da terra de Carlos Drummond de Andrade, cultural e ecológico. “Tenho certeza que bons frutos serão colhidos com toda essa movimentação”, avalia.
O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) também ressaltou a importância de Itabira ser incluída nesse circuito esportivo e cultural. “Projetamos Itabira para o Brasil e para o mundo”, entusiasma.
“Aprendemos com grandes eventos, como foi também o Flitabira, com grandes benefícios para o município. Itabira tem esse potencial que vamos incentivar para que eventos como esses voltem a acontecer em nossa cidade.”
O coordenador do XTerra em Itabira, Fernando Melo, assegura que o evento veio para ficar no calendário esportivo e cultural do município. “Ano que vem podem se preparar porque 2 mil atletas vão estar presentes”, ele acredita.