Itabira e Nova Era abrem edição itinerante do Festival Murucututu

Fotos: Pablo Bernardo

Informe Cultural

Cerca de 2,5 mil pessoas, entre estudantes, educadores e comunidade abraçaram as atrações culturais do festival, que vai até o dia 28 de junho

O colorido e a alegria do Murucututu Itinerante – Festival para crianças contagiaram Itabira e Nova Era, entre os dias 31 de maio e 4 de junho, alcançando quase 2.500 pessoas. Teatro, música, circo e cinema fizeram parte da programação com experiências artísticas gratuitas voltadas para escolas e comunidade.

Teatro, música, circo e cinema fazem parte da programação, com experiências artísticas gratuitas voltadas para escolas e comunidade.

A primeira parada do Murucututu foi em Itabira, no dia 31 de maio, levando quase 600 crianças para a plateia do espetáculo Brinquedorias do Grupo Serelepe, para estudantes e educadores.

Em Nova Era, o Murucututu alcançou cerca de 2 mil pessoas participando ativamente das atividades. Mais de 400 alunos e professores, passaram pela Fazenda da Vargem, no dia 2 de junho, para assistir o espetáculo Petit Gatão Pocket Show”, com Luiz Yuner.

Nos dias 3 e 4 de junho (sábado e domingo), a comunidade abraçou o Murucututu na Praça Morro do Padre, participando da programação artística com os espetáculos Três Fadas Moribundas, do Coletivo Bufadas; Memórias de um quintal, Insensata Cia., além da e mostrinha de cinema.

O Murucututu – Festival para Crianças é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Cenibra. Realização Aventura e Ministério da Cultura, governo federal União e Reconstrução.

Festival Murucututu Itinerante em Nova Era fez a alegria das crianças

Engajamento com a comunidade

Sandra Maura Coelho, diretora do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Nova Era se encantou pela diversidade da programação do Festival. “O Murucututu trouxe vida, arte e magia à cidade. Foi sensacional. Uma oportunidade para proporcionar lazer e entretenimento para crianças e adultos na nossa cidade, que não possui nem teatro e cinema. Uma experiência que se leva para toda a vida”, frisou.

Incentivo à economia criativa e valorização do empreendedorismo local também fizeram parte do Festival Murucututu. Ao todo 11 empreendedores locais e dez artesãos participaram do evento.

A coordenadora do grupo de artesãos de Nova Era, Priscila Drumond elogiou a iniciativa e agradeceu a oportunidade de dar visibilidade ao trabalho. “Parcerias como essa nos abrem portas para novas oportunidades. Mostramos a nossa arte em um evento cheio de cultura. Temos um propósito de valorizar nossa cidade através da Feira de Artesanato”, declarou.

O festival vai até o dia 28 de junho e ainda vai passar por Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo. Ao todo serão oferecidas quase 150 oficinas para escolas, com diversas linguagens artísticas para as crianças. As praças de Antônio Dias e Timóteo também vão receber uma programação diversa.

Em Itabira, o festival aconteceu no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

Próximas paradas

Coronel Fabriciano será a terceira cidade a receber a programação, no dia 14 de junho, Antônio Dias sedia as atrações, no dia 15 de junho, apresentações para escolas, e nos dias 17 e 18 de junho, na Praça Ana Angélica, no Centro da cidade.

O Murucututu chega a Timóteo no dia 23 de junho, começando com apresentações para escolas, e a comunidade vai poder prestigiar a programação artística na Praça do Coliseu, nos dias 24 e 25  de junho.

Ipatinga recebe o festival nos dias 27 e 28 de junho, no Teatro Zélia Olguin. A programação completa está no Instagram https://www.instagram.com/murucututu/

O festival já tem encontro marcado com as crianças de Fabriciano, Antônio Dias, Timóteo e Ipatinga

 

 

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *