Itabira abre, nesta sexta-feira, o primeiro festival !PULSA! Movimento Arte Insurgente com a peça Parem de falar da rotina, no Centro Cultural
Foto: Jonathan Estrella/ Divulgação
Nesta sexta-feira (8), às 19h, no teatro do Centro Cultural, acontece a abertura do festival !PULSA! Movimento Arte Insurgente, que acontece em Itabira entre os dias de 8 a 17 de setembro, em diversos pontos da cidade com uma intensa programação artística, cultural e trocas pedagógicas.
A abertura será com a peça teatral Parem de falar mal da rotina, com Elisa Lucinda, para convidados e público em geral.
O festival acontece na Casa de Drummond, Casa do Brás, Escola Livre de Artes, pracinha do Pará, nos auditórios da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), e do Centro Experimental de Educação Ambiental (CEEA), no parque do Intelecto, no bar da Neide e na rua Israel Pinheiro, bairro Major Laje Cima. Todas as atividades são gratuitas.
O !PULSA! Movimento Arte Insurgente é realizado pelo Olhares Instituto Cultural e a produtora de arte Outra Margem, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O patrocínio é do Instituto Cultural Vale, em parceria com Fundação Carlos Drummond de Andrade e Prefeitura Municipal de Itabira.
Atriz Global
Sucesso de público na novela “Vai na fé”, como a personagem Marlene, mãe da protagonista Sol, a atriz Elisa Lucinda será a atração principal da noite de abertura do !PULSA! Movimento Arte Insurgente. A atriz sobe ao palco nesta sexta-feira para apresentar o espetáculo “Parem de falar da rotina”.
A peça foi transformada em livro com edição revista em 2023. Trata-se de uma comédia que narra histórias vividas e ouvidas pela artista em vinte anos percorrendo cidades brasileiras, como também na África e na Europa. Pontuado por seus poemas, é uma divertida reflexão sobre o cotidiano, com muita interação com o público.
Em uma “conversa despojada”, Eliza Lucinda interpreta vários personagens, provoca a observação da vida cotidiana por meio de seus encantos, além de instigar o público a entender os desejos e decisões de cada pessoa diante das opções do dia a dia.
Roda de Conversa
Na tarde deste sábado (9), às 16h, a atriz participa na Casa do Brás de uma roda de conversa “Mulheres negras na arte”, juntamente com a paulistana Jô Pereira e das itabiranas Sandra Duarte e Eva Gonzaga.
Com participação do público, elas vão falar de suas vivências como criadoras, propondo uma reflexão sobre a importância da presença dos corpos femininos negros na cena teatral e em outras áreas culturais, como sendo uma experiência fundamental na criação e no empoderamento social.
Sobre Elisa Lucinda
Atriz, poeta, jornalista, professora, autora e cantora, Elisa Lucinda tem 19 livros publicados, entre eles a Coleção Amigo Oculto, de livros infanto-juvenis, que lhe rendeu, em 2002, o Prêmio Altamente Recomendável (FNLIJ) por “A menina transparente”.
A obra “Quem me Leva para Passear” foi finalista do Prêmio Jabuti 2022, na categoria Romance de Entretenimento.
Elisa desenvolve projetos que popularizam a poesia, como “Versos de liberdade”, voltada aos jovens que cumprem medidas socioeducativas. Ela ministra cursos de poesia falada para professores e profissionais de áreas diversas.
Em 2020, recebeu o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Gramado, pelo conjunto da obra. Em 2021, tomou posse na Academia Brasileira de Cultura, ocupando a cadeira de Olavo Bilac.
Programação de workshops, intervenção urbana e residência artística
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA “LEÃO DO ROSÁRIO”, COM ADYR ASSUMPÇÃO
Inscrições de 09/08 a 27/08
Resultado das inscrições 04/09
Limite de vagas até 20 pessoas.
Público alvo: A residência está aberta para atores e não atores interessados em teatro de modo geral e em especial no Teatro Negro e nas expressões dramáticas afro-brasileiras. A partir de cenas da peça Rei Lear de Shakespeare vamos fazer uma imersão no tema tendo como objetivo uma performance final na Feira !PULSA! Leão Rosário , a versão afro-brasileira do Lear combina o estudo teatral com as expressões plásticas da obra de Arthur Bispo do Rosário .
Descrição: O ponto de partida será o Leão Rosário, uma adaptação em processo do Rei Lear, de Shakespeare. O contexto do teatro negro brasileiro estará presente acrescido de uma associação ao teatro do nigeriano Wole Soyinka , que adaptou obras do dramaturgo inglês às manifestações e histórias populares de seu país. O Rosário do título remete tanto ao Reinado de Nossa Senhora do Rosário dos congadeiros quanto ao artista plástico Arthur Bispo do Rosário.
Adyr Assumpção
Ator, diretor, produtor, de teatro, cinema e televisão. Idealizador e diretor da Imagem dos Povos – Mostra e Seminário Internacional Audiovisual (2005/2023). Diretor artístico, coordenador e curador do FAN – Festival Internacional de Arte Negra (1995 /2007/2009). Diretor Artístico do Projeto Pixinguinha/Funarte (2004,2005/2006).Diretor Artístico do Arena Da Cultura / Escola Livre de Artes da Prefeitura de Belo Horizonte (2002/2006). Graduado Em Artes Cênicas pela UFMG, Mestre em Artes pela Unicamp.
Quando: 8/09 a 17/09
Horário: 9:00 as 12:00/ 14:00 as 18:00
Local: Escola Livre de Artes – R. Dom Prudêncio, 30 – Centro, Itabira
WORKSHOP “LOOPING E OVERDUB: PENSAMENTO SONORO E PENSAMENTO COREOGRÁFICO” COM FILIPE DE ASSIS, LEONARDO FRANÇA E RITA AQUINO
Inscrições de 09/08 a 27/08
Resultado das inscrições 04/09
Limite de vagas até 20 pessoas.
Público alvo Não é exigida nenhuma especialização ou domínio técnico. Oficina aberta a qualquer pessoa maior de 18 anos.
Descrição: Oficina de criação a partir dos procedimentos de repetição e acumulação desenvolvidos no processo de construção do espetáculo Looping: Bahia Overdub. Nesta proposta são realizadas práticas de sensibilização e expansão da escuta, laboratório de criação colaborativa e composição de movimentos e sonoridades. Tem por objetivo formar um grande grupo de pessoas mobilizadas para pensar maneiras de conviver
Looping: Bahia Overdub é uma criação colaborativa de Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino. Suas práticas interdisciplinares atravessam a dança, o teatro e a música articulando criação, produção, pesquisa, formação e curadoria em diferentes contextos. Integram atualmente o projeto as/os artistas independentes Fábio Osório Monteiro, Laís Oliveira, Rafael Alves e Talita Gomes, além do técnico Rangell Souza e assistente de produção Romeran Ribeiro.
Quando 09/09 e 10/09 (Sábado e Domingo)
Horário 14:00 as 16:00
Local Bar da Neide (R. Manoel Fernandes Agra, 11 – Clovis Alvim II, Itabira)
WORKSHOP “O CORPO DRAG QUEEN: MONTAGEM E PINTURA” COM NICKARY AYCKER
Inscrições de 09/08 a 27/08
Resultado das inscrições 04/09
Limite de vagas até 10 pessoas.
Público alvo pessoas interessadas na arte drag, maquiagem, artistas da cena e público em geral.
Descrição: workshop de Introdução a maquiagem drag propõe um bate-papo e uma experimentação acerca dos princípios básicos para uma maquiagem artística, com enfoque na produção estética drag queen. Nele, as pessoas participantes terão a possibilidade de aprender a criar diversos efeitos de maquiagem, exercitar seu potencial criativo, conhecer técnicas básicas de aplicação de produtos, além de cuidados básicos com a pele.
NICKARY AYCKER
Drag queen, atriz e performer. É uma das fundadoras da Academia Transliterária, coletivo de arte e cultura trans/ travesti e atriz convidada da Cia de Toda Deseo. Vencedora dos prêmios SINPARC de atriz coadjuvante (2020), Drag Glamour (2021), Prêmio Leda Maria Martins (2022) e Miss Trans Pluz Size (2023).
Quando 15/09 (Sexta-feira)
Horário 15:00 as 16:00
Local Feira !PULSA! (Praça do Pará – Rua Dr. Nelson Lima Guimarães, 60 – Itabira)
WORKSHOP PALESTRA “A INFLUENCIA DA MÚSICA AFRICANA NA MÚSICA DA AMÉRICA” COM NÉSTOR LOMBIDA
Inscrições de 09/08 a 27/08
Resultado das inscrições 04/09
Limite de vagas até 100 pessoas.
Público alvo Interessados com a música de uma maneira ou outra. (músicos, professores, alunos, terceira idade e aqueles de maneira geral que trabalham com outras perspectivas ou inquietudes musicais).
Descrição: Um workshop-palestra que pretende apresentar a riqueza e variedade da música do continente africano, desde sua forma mais folclórica e como esta influenciou especificamente a música popular das Américas.
Também, refletir sobre a estética musical vista como música funcional e o sincretismo na América entre as diferentes regiões da própria África e posteriormente com a Europa.
Mostrar, através de exemplos musicais, os diferentes estilos que simbolizam e/ou caracterizam países e regiões das Américas e os aportes africanos neles, incluindo os instrumentos, tratamento das sonoridades, criação de células rítmicas e o sincretismo de outros ritmos, além da maneira de serem tocados tanto os instrumentos ocidentais como os próprios africanos. O percurso passará por América do Norte, Caribe, América Central e Sul.
NÉSTOR LOMBIDA
Nasceu 5 de março de 1950 na cidade de Habana, Cuba. Formado na Escola Nacional de Arte em musicalização e som. Pianista de várias agrupações e violonista acompanhante de vários cantantes. Arranjador de Orquestra da TV Cubana. Assessor de programas da TV. Regente de varias Big Bands. Professor de Arranjo, Harmonia, História do Jazz e da Música Popular Brasileira em várias escolas de música, entre elas no CEFAR (Palácio das Artes, Belo Horizonte).
Quando 12/09 e 13/09 (Terça-feira e Quarta-feira)
Horário 14:00 as 16:00
Local Auditório da Secretaria do Meio Ambiente (R. Gérson Guerra, 162 – Santo Antonio, Itabira)
INTERVENÇÃO URBANA “FEMINISMO NA CIDADE” COM JULIANA PAUTILLA
Inscrições de 09/08 a 27/08
Resultado das inscrições 04/09
Limite de vagas até 20 pessoas.
Público alvo mulheres cis e trans, com mais de 18 anos, de qualquer escolaridade.
Descrição: workshop teórico criativo que abrange o feminino na perspectiva da anti colonialidade, a ser conduzido pela artista, diretora e psicanalista Juliana Pautilla. Como resultado do encontro, pretende-se criar frases poéticas e feministas que serão pintadas em diferentes espaços da cidade de Itabira.
JULIANA PAUTILLA
É diretora e dramaturga. Pesquisa arte, feminismos, descolonização e psicanálise. Seus trabalhos estão voltados para escrita, análise, sonoridades, orientações, residências. Já dirigiu mais de 12 espetáculos.
Gesta e fez acompanhamentos em Residências Artísticas, onde já realizou mais de 5 edições na área de artes visuais (@programapororoca). Vem realizando produções textuais diversas, além de dramaturgias, tais como textos críticos para artistas e auto-publicações.
Graduada em Música/UEMG, mestre em Artes Cênicas/UFMG, especialista em Análise de Movimento/Faculdade Angel Vianna. Os percursos na psicanálise passam pela REM (Rede para Escutas Marginais), Núcleo de Subjetividades da PUC/SP e pela ALCEP (Associação Livre Centro de Estudos de Psicanálise).
Quando 08/09 a 11/09 (Sexta-feira à Segunda-feira)
Horário 9:00 as 12:00/14:00 as 18:00
Local Casa de Drummond (Praça do Centenário, 137 – Centro, Itabira)
WORKSHOP “MEU CORPO NA CIDADE: MEMÓRIAS, MUDANÇAS E MULHERES” COM MARIANA CHALFUM FIORINI
Inscrições de 09/08 a 27/08
Resultado das inscrições 04/09
Limite de vagas até 20 pessoas.
Público alvo destinado às mulheres adultas e idosas (+40) que tenham curiosidade em explorar a dança como forma de expressão artística e cultural.
Descrição: o workshop tem como objetivo despertar nas participantes o reconhecimento do corpo como parte da cidade onde habitamos.
Busca resgatar, através da dança, memórias da trajetória de cada uma, com o intuito de reconhecer e questionar a forma de integração na cidade e como a cidade nos íntegra.
Explorando o impacto do gênero feminino e a sensibilidade de versos de poetas escritores para aprofundar a pesquisa e ampliar o movimento do corpo. Para no fim, compartilhar em formato de jam todas as reflexões e aprendizados despertados por essa experiência.
MARIANA CHALFUM FIORINI
Bailarina contemporânea e professora de Educação Física. Nascida em Belo Horizonte/MG. Formada pelo CEFART- MG, atuou como bailarina intérprete-criadora de alguns grupos e companhias da cidade. Atualmente pesquisa o movimento da dança como forma de expressão necessária, criando processos e espaços para um corpo livre, fluido e reconhecido por ela mesma.
Quando 08/09 a 10/09 (Sexta-feira à Domingo)
Horário 14:00 as 16:00
Local FCCDA (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 – Centro, Itabira) – No hall de entrada
WORKSHOP “POESIA EM PERFORMANCE” COM ROBERTA ESTRELA D’ALVA
Inscrições de 09/08 a 27/08
Resultado das inscrições 04/09
Limite de vagas até 20 pessoas
Público alvo Maiores de 14 anos
Descrição: Em 3 horas de oficina serão apresentadas ao público noções básicas sobre algumas vertentes da poesia falada contemporânea tendo como foco principal os poetry slams, batalhas de poesia falada celebradas em numerosas comunidades ao redor do mundo, que chegaram no Brasil em 2008 e se alastraram por todo país com enorme impacto no público jovem.
Roberta Estrela D’Alva pioneira e referência da modalidade no Brasil abordará o universo dos poetry slams em seus aspectos históricos, narrativos e teatrais, trazendo-os à prática por meio de exercícios de percepção exploram a relação do texto escrito com a fala e à postura cênica do corpo.
ROBERTA ESTRELA D’ALVA
Atriz-MC, diretora, diretora musical, pesquisadora, slammer. Membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e do coletivo transdisciplinar Frente 3 de Fevereiro. Juntamente com Tatiana Lohmman dirigiu o documentário “SLAM- Voz de Levante”, contemplado com o prêmio especial do júri e o prêmio de melhor direção de documentário no 19o Festival do Rio (Rio de Janeiro International Film Festival).
Quando 14/09 (Quinta-feira)
Horário 14:00 as 17:00
Local Casa do Brás (R. Guarda-Mor Custódio, 156 Centro – Centro, Itabira)