Ipoema em festa celebra a cultura tropeira com Titane, Pereira da Viola, Wesley e Elson no encerramento do festival

Titane e Pereira da Viola

Foto: Reprodução/
Youtube

O aprazível distrito de Ipoema, portal do Mato Dentro que não quer mais se emancipar de Itabira, segue em festa com o segundo fim de semana de celebrações pelo 22º aniversário do Museu do Tropeiro e o 4º Festival da Cultura Tropeira.

Com uma programação especial repleta de arte, música e memória, o evento reafirma a riqueza cultural da região e seu compromisso com as tradições tropeiras.

Programação

Nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, o Museu do Tropeiro recebe um sarau poético-cultural, com destaque para a participação do grupo Drummonzinhos. A apresentação, que reúne crianças e adolescentes, presta uma homenagem lúdica à literatura e às raízes culturais de Itabira.

No sábado (17), a festa ganha ainda mais intensidade com a abertura da 1ª Roda de Viola de 2025, na Praça Augusto Guerra. Às 21h, o tradicional Ritual do Fogo dá início à noite, com o acendimento da fogueira e performances das Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicote e Trovadoras. O espetáculo cênico promete emocionar o público com sua carga simbólica e afetiva.

Na sequência, às 21h30, o palco recebe Titane e Pereira da Viola, que trazem um repertório de música de raiz, repleto de emoção e autenticidade.

E para fechar a noite em grande estilo, às 23h, a dupla Wesley e Elson anima os presentes com seu carisma e um vibrante show sertanejo.

Grande cavalgada marcou a abertura das celebrações pelo 22º aniversário do Museu do Tropeiro e o 4º Festival da Cultura Tropeira em Ipoema (Foto: Carol Veloso/Ascom/PMI)

Roda de Viola segue ao longo do ano

Além das festividades, a Roda de Viola se estende ao longo de 2025, sempre na praça Augusto Guerra, com edições mensais que reforçam a conexão entre a música de raiz e o modo de vida tropeiro.

Confira as próximas datas:

  • 14 de junho
  • 05 de julho
  • 09 de agosto
  • 06 de setembro
  • 11 de outubro

Toda a programação é gratuita e reforça o compromisso do município em valorizar a cultura tropeira, fortalecendo a identidade local por meio de experiências intergeracionais e acessíveis.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *