Imunização contra a gripe é liberada em Itabira para quem tem mais de seis meses com expectativa de aumentar a cobertura vacinal
Foto: Reprodução/MS
Quem ama, cuida e vacina. Além de seguir os calendários de reforço da imunização contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), que tem se alastrado com mais velocidade nos últimos dias, inclusive voltando a ter óbitos em Itabira, é preciso também vacinar contra a Influenza (gripe).
A convocação é da Prefeitura de Itabira que, seguindo orientação do Ministério da Saúde, desde terça-feira (28), liberou a vacinação contra a Influenza para toda a população com idade acima de seis meses.
Crianças com idade entre 5 e 11 anos que tomaram o imunizante contra o coronavírus, ou qualquer outra vacina, devem respeitar um intervalo de 14 dias para receberem a vacina contra a gripe.
Baixa adesão
Entende a Secretaria Municipal de Saúde que é preciso ampliar a campanha, dada a baixa adesão à 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Ampliando a faixa, espera-se universalizar a imunização contra a gripe e assim reduzir as complicações decorrentes da doença, assegurando a saúde da população sem congestionar o atendimento nas unidades de saúde, principalmente neste período mais frio de inverno e de muita poeira na cidade.
A preocupação se deve ao baixo índice de adesão à campanha de imunização contra a Influenza. Com expectativa inicial de vacinar 42.941 moradores de Itabira, até o dia 27 de junho apenas 22.501 pessoas foram imunizadas, um índice de adesão de apenas 52,39% no município.
Essa baixa adesão não foge da cobertura vacinal que se observa em todo país. Isso, muito provavelmente, é reflexo das fakes-news negacionistas que alguns conhecidos segmentos fazem contra a imunização – que se espalha com muita facilidade feito erva daninha. É o que leva muitas pessoas a desacreditarem na vacinação que salva vidas e diminui os agravos das doenças.
Onde vacinar
A vacina contra a gripe está sendo aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal, seguindo esquema divulgado pela Prefeitura no início desta semana.
O horário de atendimento na Policlínica é de segunda a sexta-feira, de 8h às 15h30. Nos PSFs o atendimento será na segunda, quarta e sexta-feira, que são os chamados “dias de livre demanda”.
Para a pessoa ser vacinada, é preciso apresentar documento de identificação, cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) e de vacina.
Confira o cronograma de vacinação na Policlínica e nos PSFs