Correção: Ideb de Itabira das séries iniciais na rede municipal foi de 5,5 em 2023 e não de 6,2, como erroneamente foi divulgado 

Escola Municipal Marina Bragança, no bairro Monsenhor José Lopes, em Itabira, MG

Foto: Carlos Cruz

Diferentemente do que foi aqui divulgado, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Itabira em 2023, relativo aos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) ficou em 5,5 – e não em 6,2 pontos, como foi anteriormente anunciado. Fica aqui o registro e o pedido de perdão pelo equívoco.

O erro foi cometido por não ter levado em consideração uma redução no indicador de aprendizagem de 6,2 para 5,5, além de um aumento no indicador de fluxo de 0,94 para 0,97, daí o equívoco na informação.

É o mesmo resultado obtido em 2022 e está abaixo do índice obtido de 6,1 em 2019, certamente reflexo da pandemia que levou à paralisação das aulas prejudiciais, prejudicando a qualidade do ensino em todas as instâncias no país.

Pela Constituição Federal, a responsabilidade pela educação básica nos anos iniciais é do município, enquanto o Estado fica com o ensino médio e a União deve cuidar prioritariamente da educação superior.

o Ideb é calculado com base nos resultados de testes de língua portuguesa e matemática, bem como nas taxas de aprovação das séries avaliadas. Quanto maior é o Ideb, melhor é retratado o desempenho educacional.

Esses indicadores foram estabelecidos em 2007 pelo Ministério da Educação, combinando conceitos essenciais para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Tempo integral

Em Itabira, a expectativa é de melhora para os próximos anos, pela valorização dos profissionais de ensino, que passam a receber o piso nacional da categoria, como também pelos investimentos já realizados na rede municipal, com implantação gradativa da educação em tempo integral, com atividades pedagógicas recreativas e culturais.

Educação em Tempo Integral é um programa do Governo Federal e tem por objetivo assegurar a permanência dos estudantes nas escolas públicas por período igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais, abrangendo também a educação infantil.

Com essa permanência, espera-se oferecer ao educando uma educação mais completa na rede municipal, beneficiando os estudantes que vivem em condições de vida com maior vulnerabilidade socioeconômica.

Com a implantação desse programa em todas as escolas municipais de Itabira, será certamente possível melhorar as condições de ensino e aprendizagem. Isso certamente refletirá positivamente nos próximos indicadores, com o desenvolvimento integral do estudante, além de promover a inclusão social e proteção aos alunos mais vulneráveis.

Ensino médio

O Ideb dos anos finais do ensino regular (6º ao 8º ano), em Itabira, foi de 4,7 em 2023 – de 5,4 em 2021 e de 4,8 em 2019. Com a pandemia, não houve avaliação em 2020.

Também nesse caso, as sucessivas quedas são atribuídas à pandemia de Covid-19, quando ocorreu a suspensão das aulas presenciais.

A meta do Ministério da Educação é elevar o padrão de educação em todo o país, fortalecendo o ensino básico e fundamental nos países com a implantação das escolas em tempo integral, como também com a valorização dos profissionais de ensino.

A meta é alcançar uma média nacional de 6 pontos, o que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao de países desenvolvidos.

Fonte: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *