Gustavo Petro, candidato de esquerda, é eleito presidente da Colômbia

Por Rafael Jasovich*

O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, da coalizão Pacto Histórico, terá desafios políticos, econômicos e sociais a partir de sua posse no dia 7 de agosto.

Ele foi eleito, nesse domingo (19), com 50,44% dos votos no segundo turno da eleição presidencial. A esquerda e centro-esquerda se uniram, pela primeira vez, para que Petro, que se candidatou à presidência pela terceira vez, chegasse ao palácio presidencial.

A esquerda tem saído vitoriosa na América Latina e derrotado o populismo fascista nas últimas eleições realizadas.

Peru, Chile, Argentina, Bolívia, México ao norte e Nicarágua no Centro América,   isso sem deixar de mencionar Venezuela, já são governados por coalizões de centro-esquerda.

Em outubro será a vez de o Brasil eleger Lula e derrotar o fascismo neoliberal que vende o Brasil a preço de banana (ou até por menos, já que a banana está cara), destrói direitos trabalhistas e incentiva uma inflação galopante, com preços exorbitantes dos combustíveis e da canalha familiar. Isso enquanto mais de 30 milhões de brasileiros passam fome.

O que se viu na Colômbia, no domingo à noite, foi o povo nas ruas em manifestações de esperança e alegria, vendo que vai se formando a Pátria Grande sonhada por Bolívar.

Claro que ainda está distante a utopia, mas o país caminha em sua direção. Como dia o escritor, poeta e jornalista uruguaio Eduardo Galeano, é a busca da utopia que nos move, e leva a continuar lutando por um mundo melhor.

Assim será também no Brasil, que vai derrotar o fascismo, com o povo voltando a ser feliz e orgulhoso do país.

*Rafael Jasovich é jornalista e advogado, ativista da Anistia Internacional.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *