Guia de educação ambiental une arte e ciência propondo caminhos em prol da vida no planeta
Foto: Divulgação
Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento é voltado especialmente para educadores, e já está disponível para download gratuitamente
Às vésperas da COP30 no Brasil, os alarmes da ciência não cessam: seis dos nove limites planetários já foram ultrapassados pela ação humana, incluindo o equilíbrio climático e a perda da biodiversidade. O cenário é de urgência, mas também de oportunidade.
É nesse momento histórico que surge o guia de educação ambiental Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento, de Marco Aurélio Querubim – filósofo, artista, educador e mestre pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS) do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).
Lançado neste mês durante a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, o guia tem raízes em uma trajetória de três décadas. Ainda jovem, Querubim reuniu crianças e jovens para cantar em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais.
Daquele gesto singelo nasceu a Cia Cultural EMCANTAR que já alcançou mais de um milhão de pessoas com produtos artísticos, projetos socioeducativos e a criação da Pedagogia do Encantamento, metodologia educacional própria reconhecida por unir arte, educação e desenvolvimento humano.
Entre palcos e salas de aula, Querubim também percorreu, de bicicleta, o equivalente a mais de duas voltas ao redor do planeta em uma jornada pessoal que o permitiu amadurecer a seguinte pergunta: “Como cuidar do que não se ama, como amar o que não se conhece?”
Desta inquietação, nasceram mais três obras que se complementam: o álbum e espetáculo musical com foco na temática ambiental Abraço no Planeta e o Guia Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento.
Um guia que inspira e propõe caminhos práticos de mudança
O guia é um roteiro de experiências estéticas, educativas e éticas voltado especialmente a educadores, mas do qual qualquer pessoa pode se beneficiar.
Para isso, basta percorrer, individual ou coletivamente, a trilha proposta que partirá do encantamento pela natureza, passará pelo conhecimento científico e ancestral, e culminará em caminhos práticos de mudança.
A mensagem do material é simples e poderosa: para que nosso planeta possa se regenerar, não basta desenvolver, é preciso se envolver.
“Este guia é fruto de 30 anos de vida dedicados à educação socioambiental, à arte e à mobilização coletiva. Mais do que um material de apoio, é um convite, uma proposta para que cada pessoa se envolva, se encante novamente com a vida e atue a partir desse encantamento”, convida Querubim.
O guia já está sendo colocado em prática e os resultados confirmam sua potência transformadora.
“Sempre ouço falar temos que cuidar do planeta, mas hoje compreendi o por que realmente temos que cuidar do planeta, e compreender que vivemos num ciclo de vida, onde somos todos responsáveis uns pelos outros, me fez querer fazer a diferença naquilo que me é possível”, relata Cristina Moraes, educadora da rede pública.
Para Suzana M. Padua, doutora em sustentabilidade, co-fundadora e presidente do IPÊ e Professora da ESCAS, “trata-se de um roteiro que se provou especialmente eficaz ao suscitar transformações surpreendentes nos participantes, não por meio de acusações, culpa ou medo, mas ao aflorar a beleza existente nas pessoas e na natureza. Com sensibilidade, o Guia desperta a vontade de envolvimento em soluções duradouras”.
Link para download gratuito: https://www.emcantar.org/guia-parte-da-gente









