Grupo vocal BeBossa, liderado por Zeca Rodrigues, vai à Colômbia em novembro com três shows e oficina vocal agendados

Fotos: Divulgação

Turnê é patrocinado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do Edital Ano Rio-Colômbia

O grupo vocal carioca BeBossa desembarca na Colômbia em novembro, como parte do programa de internacionalização da cultura fluminense promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Serão três shows, nos dias 3 e 5 na cidade de Medellín e no dia 9 em Santa Fé de Antioquia, onde os músicos irão apresentar a cultura da Cidade Maravilhosa aos nossos vizinhos.

Com mais de 20 anos de atuação e um repertório inteiramente voltado para a Bossa Nova, o BeBossa mostrará ao público colombiano a fortíssima tradição dos grupos vocais cariocas.

O grupo nasceu no ano 2000 como um sexteto vocal a cappella e após uma renovação em sua formação, em 2023, tornou-se um quarteto vocal masculino, somando suas refinadas harmonias vocais a uma base instrumental formada por violão, guitarra, baixo elétrico e percussão.

Desde então, o BeBossa vem apresentando sua nova instrumentação em festivais nacionais. Retorna agora aos palcos sul-americanos, com um repertório de canções marcantes da Bossa Nova.

O show retrata o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro, apresentando canções dos compositores Tom Jobim, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Edu Lobo, Joyce Moreno, Gilberto Gil, numa coletânea dos sucessos presentes nos três discos lançados pelo grupo em sua trajetória.

Além dos shows, o quarteto também realizará uma Oficina de Música Vocal no dia 5, às 14h30, no El Club de Jazz de Medellín, voltada para estudantes de música, cantores e entusiastas da música brasileira.

Ao retornar ao Brasil, o BeBossa fará um concerto didático gratuito no Instituto Benjamin Constant, instituição carioca de educação para deficientes visuais, promovendo a troca entre os artistas e os jovens atendidos pelo Instituto, com audição de arranjos originais, pocket show educativo e oficina prática de introdução ao Canto Coral.

É grande a satisfação do grupo com a próxima excursão no continente sul-americano. “Nesses mais de 20 anos de trajetória, já cantamos no Uruguai, Paraguai e Equador, mas chegar a um novo país estreando a nossa nova formação em eventos internacionais tem um sabor muito especial”, comenta o diretor e fundador do BeBossa, Zeca Rodrigues.

Grupo se apresenta na Colômbia com a nova formação musical em três shows

Saiba mais 

O projeto conta com patrocínio do governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do Edital Ano Rio-Colômbia.

As apresentações em Medellín acontecem nos dias 3 de novembro, às 22h, no Zarzo Del Claustro, na programação do Festival de Teatro Comfama San Ignacio e 5 de novembro, às 20h, no El Club de Jazz, com realização de oficina de música vocal também nesta data, das 14h30 às 16h30.

Já no dia 9 de novembro o grupo segue viagem e se apresenta em Santa Fé de Antioquia, na Casa Comfama, às 20h.

Grupo tem se destacado pela versatiblidade de novos arranjos bossanovista para sucessos consagrados

Sobre o BeBossa

O grupo carioca tem larga atuação na cena vocal brasileira, tendo como marca registrada a fusão da sonoridade leve e envolvente da música vocal com a riqueza rítmica brasileira e a sofisticada harmonia do jazz. Os mais de 20 anos de atuação asseguram ao BeBossa um lugar reconhecido como grupo consistente e versátil.

Com sua nova formação em quarteto, o BeBossa faz uma combinação entre vozes harmonicamente trabalhadas e um instrumental ousado, indicando a versatilidade de quem não se limita a novos desafios, sempre em busca de uma linguagem contemporânea e acurada.

Após sua revitalização, desenvolvida ao longo dos dois últimos anos, o grupo segue se debruçando especialmente no repertório da Bossa Nova – gênero mundialmente reconhecido e intrinsecamente ligado à cultura carioca, onde nasceu, nos anos 50 – em arranjos exclusivos de Zeca Rodrigues.

As canções revisitadas são em maioria de Tom Jobim e Roberto Menescal – ícones da Bossa Nova e que foram exatamente os principais autores dos CDs lançados em 2008 (BeBossa) e em 2012 (Galeria do Menescal), álbum dividido com Wanda Sá e o próprio Roberto Menescal, autor de todas as faixas.

Também apresentam canções marcantes do gênero, como os consagrados Carlos Lyra, Edu Lobo, Joyce Moreno, Dori Caymmi, Gilberto Gil, e até outras surpresas, como Chico Anysio, Noel Rosa e Zeca Baleiro.

Serviço

3 de novembro

Show “Rio eu gosto de você”
Horário: 22h

Local: Zarzo Del Claustro
Cidade: Medellin

Festival de Teatro Comfama San Ignacio
Os ingressos já estão disponíveis aqui.

5 de novembro
Oficina de Música Vocal
Horário: 14h30 às 16h30

Show “Rio eu gosto de você”
Horário: 20h

Local: El Club de Jazz
Cidade: Medellin
Ingressos disponíveis aqui.

9 de novembro

Show “Rio eu gosto de você”
Horário: 20h

Local: Casa Comfama

Cidade: Santa Fe de Antioquia

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *