Flitabira tem início nesta quarta-feira (30) e celebra os 122 anos de Carlos Drummond de Andrade

foto: @alnereis_9669

Biografia de Mário Quintana será lançada, nesta quinta-feira (31), no segundo dia do 4º Flitabira, no Centro Cultural

O 4º Festival Literário Internacional de Itabira (4º Flitabira) tem início nesta quarta-feira (30), e segue até domingo (3), com debates e palestras gratuitas, no teatro e no entorno da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

Convidados e confirmados, estarão em Itabira cerca de 80 autores, nacionais, internacionais, com destaque para o escritor português Valter Hugo Mãe – e também de Itabira, com lançamento de livros e uma conversa aberta e franca com o público, em torno do tema Amor, Literatura e Ancestralidade.

Considerado por José Saramago como um “verdadeiro tsunami literário”, pelo seu romance O remorso de Baltazar Serapião, vencedor do prêmio literário José Saramago, o escritor português Valter Hugo Mãe é, sem dúvida, o grande personagem literário internacional do 4º Flitabira, presente na terra de Drummond justamente para a abertura do festival.

No teatro da FCCDA, Valter Hugo Mãe dissertará sobre a sua carreira e também sobre o seu mais recente livro Deus na Escuridão, um romance delicado e profundo sobre o amor fraterno e a necessidade de cuidar de alguém.

Aniversário de Drummond e biografia de Quintana

Já para quinta-feira (31), o festival celebra os 122 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, filho mais ilustre de Itabira, com leitura de seus poemas por autores convidados, com participação de Conceição Evaristo, Ricardo Ramos Filho, Paloma Jorge Amado, Gustavo Grandinetti, Tino Freitas, Leo Cunha, Tamara Klink, Pierre Ruprecht, Rogério Duarte, Morgana Kretzmann, Sérgio Abranches, Tom Farias, Bianca Santana  e Itamar Vieira Junior.

Outro destaque de quinta-feira vai ser o lançamento da biografia de Mário Quintana, do  escritor Gustavo Grandinetti, às 17h, que participa de uma roda de conversa com Pierre Ruprecht e Rogério Duarte, seguida de autógrafos.

Grandinetti conta que a motivação para se dedicar a esse trabalho biográfico partiu de sua admiração pessoal por Mário Quintana, bem como pelo desejo de entender a personalidade e conhecer mais sobre a vida desse grande poeta gaúcho, frequentemente associado ao modernismo brasileiro, mesmo tendo as suas obras características únicas que o diferenciam dos demais modernistas.

No livro biográfico estão obscuridades, fatos desconhecidos do público, que o biógrafo tentou desvendar: a infância doente; a vida na caserna e a atuação na revolução de 30; a solteirice, os amores platônicos e verdadeiros; as críticas ácidas dos críticos literários; os meandros das três  derrotas na Academia Brasileira de Letras; e o seu reconhecimento.

Mesa de debates 

Pedro Drummond brinca com a escultura do avô, no Memorial CDA (Foto: Kevem Willian)

Seguindo a celebração dos 122 anos de Drummond, um dos destaques de quinta-feira é a mesa de debates com Pedro Drummond, curador do legado literário do avô há mais de 37 anos, tendo sido o responsável pela organização e publicação de vários livros do poeta.

Pedro Drummond participa do Flitabira desde sua primeira edição. No centro Cultural, ele divide a mesa de debates com Rodrigo Lacerda, premiado escritor, tradutor e editor na Record, editora da obra de Drummond.  A conversa terá mediação do escritor e curador do Flitabira, Tom Farias.

Dentre essas publicações drummondianas, destaque para os livros de crônicas e poesias: Quando é dia de futebol; Declaração de Amor; Receita de Ano Novo; Canto Mineral, com ilustrações de Carlos Bracher; O Gato Solteiro e Outros Bichos. Mais recentemente foram lançados também: O Cinema de Perto.

Exposição

Exposicao interativa Elefantismos (Foto: alnereis_9690)

A obra de Drummond também é celebrada na exposição Elefantismos Drummondianos, da artista visual argentina Raquel Cané, tendo como inspiração o poema O elefante, do poeta itabirano.

Com a exposição, a artista instiga o público a interagir com reproduções de múltiplas silhuetas de elefantes, feitas a partir de sua ilustração. A ideia é que as pessoas criem sobre os painéis, podendo desenhar e manifestar suas criatividades com o auxílio de canetinhas, gizes de cera, lápis e tinta colorida, materiais disponibilizados pelo Flitabira. Raquel Cané acompanhará o público ao longo da realização do festival.

A programação do segundo dia do evento também tem atividades para o público infantojuvenil na parte da manhã e da tarde e musical.

A entrada é gratuita.

Acompanhe o festival, agende-se: Programação Flitabira

Confira a programação de quinta-feira (31), no aniversário do poeta

Programação infantojuvenil

08:30 – 09:30 – Biblioteca – Hora da História

08:30 – 09:30 – Teatro – Tino Freitas e Paloma Jorge Amado

09:30 – 10:30- Biblioteca – Hora da História

09:30 – 10:30 – Teatro – Alessandra Roscoe

14:00 – 15:00 – Biblioteca – Hora da História

14:00 – 14:45 – Teatro – Leo Cunha e Rubem Filho

14:45 – 15:00 – Teatro – Flávia Carvalho -STF na Escola

15:00 – 16:00 – Biblioteca – Hora da História

15:00 – 15:45 – Teatro – Madu Costa

15:45 – 16:00 – Teatro – Flávia Carvalho -STF na Escola

Programação nacional /internacional – no Teatro da FCCDA

16h: Tino Freitas e Leo Cunha conversam com Tamara Klink

17h: Gustavo Grandinetti, Pierre Ruprecht e Rogério Duarte

18h: Pedro Drummond, Rodrigo Lacerda e Tom Farias

19h: Bianca Santana, Paulo Scott e Paloma Jorge Amado

20h: Morgana Kretzmann e Sérgio Abranches

21h: Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior e Ricardo Ramos Filho

Programação local 

11:00 – 12:00 – Biblioteca “O amor, seja como for, é o amor” – Literatura e amor na obra drummondiana

13:00 – 14:00 – Biblioteca – Poesia em Tupi Guarani – Pedra que brilha

16:00 – 17:00 – Biblioteca – Literatura infantil – por uma escrita poética

Programação local – Musical 

20:00 – 21:00 – Coreto Instituto Cultural Vale – Grupo Folclórico Tumbaitá

21:00 – 22:00 – Coreto Instituto Cultural Vale- Trivial Trio

Sobre o Flitabira

A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, de quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.

Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios.

Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País.

Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: http://institutoculturalvale.org!

Serviço

4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *