Festival de Inverno de Itabira encerra no domingo com Maria Gadú, mas antes tem Vanessa da Mata nesta sexta, com a orquestra Opus

Foto: Marcos Hermes/
Divugação

A programação do 48º Festival de Inverno de Itabira reserva para às 19h, desta sexta-feira (15), intervenção poética drummondiana com o grupo Viravoltear, no Largo do Batistinha, centro histórico.

Já à noite haverá o show Remix-se, com a cantora e compositora itabirana Maíra Baldaia, às 20h, na praça do Areão.

Maira Baldaia faz show à noite no palco da praça do Areão, antes da apresentação de Vanessa da Mata (Foto: Lu Diniz/Divulgação)

Na sequência, a partir das 21h30, o espetáculo continua com a cantora Vanessa da Mata, que se apresentará acompanhada pela orquestra Opus, na mesma praça, palco principal da edição do festival neste ano.

Carlos Cabeça interpreta Gonzaguinha no paredão da rua Tiradentes (Foto: Reprodução)

Para o sábado (16), o festival vai levar o Circo Massa ao bairro Pedreira do Instituto, às 10h, dentro da proposta de intervenções descentralizadas, que é para levar a cultura aonde o povo está.

À tarde, a partir das 16h, o cantor itabirano Carlos Cabeça apresenta no paredão da rua Tiradentes, centro histórico, o seu Tributo a Gonzaguinha. E às 18h, no mesmo local, haverá a apresentação do bloco Pisa na Fulô.

No palco do Areão, também às 18h, haverá a apresentação do grupo de teatro Aladim.

Encerramento

Capa do disco Nosso Ilé, de Nadja Lirio (Foto: Divulgação)

No domingo, último dia do festival, a criançada tem encontro marcado com as Pipoquinhas, às 14h, na praça do Areão, com divertidas contações de histórias.

Na sequência, a trupe Drummonzinhos recitará poemas do vate itabirano, às 14h, na mesma praça, que ficará ainda mais animada com o batuque de roda na pedra com o grupo para folclórico Tumbaitá, às 15h, também no Areão.

A cantora, compositora e produtora cultural Nadja Lírio (Duca) se apresenta, às 16h, no mesmo palco do Areão, o espetáculo autoral Dandá, que marca o lançamento de seu primeiro álbum autoral Nosso Ilé, com repertório afro-brasileiro já característico de seu trabalho artístico.

Nadja Lírio estará acompanhada do parceiro Dan, que fez o arranjo e produziu o álbum de estreia autoral da compositora. No show a cantora estará muito bem acompanhada pelo violão de João Roberto (vocalista da banda Relicário e solista da orquestra Big Band Funcec), João Vitor Coelho no baixo e Teicon na percussão, todos de João Monlevade.

Maria Gadú encerra o festival, na praça do Areão (Foto: Divulgação)

De Itabira participam os percussionistas Bruno Gordo e Bruno Sena, o baterista Jonh Jonh, e o guitarrista Emmanuel Costa, além de participações especiais com Yago Rios e Ariela Torres.

E para encerrar o festival, a programação traz a Itabira show com a feminista antirracista Mayra Corrêa Aygadoux, a Maria Gadú, que também se apresenta acompanhada pela orquestra Opus, às 20h, no palco da praça do Areão.

A Mesa, quadros de Yara Tupinambá, é restaurado

Exposição A Mesa, com quadros de Yara Tupinambá, pode ser visitada na Casa de Drummond, na praça do Centenário (Foto: Divulgação/Ascom/PMI)

Encontrados abandonados e em deplorável estado de conservação pela atual gestão da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), os 19 quadros que compõem a obra A Mesa, de Yara Tupinambá, inspirados no poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade, foram restaurados e agora estão expostos na Casa de Drummond, na praça do Centenário.

O trabalho de restauração foi desenvolvido pelas restauradoras Rita de Cássia Cavalcante e Lilian da Cruz Ramos, indicadas pela própria artista-plástica, que doou a obra a Itabira. E que vinha, até aqui, fazendo pouco caso desse dote artístico.

Agora os quadros ficam expostos na Casa de Drummond por tempo indeterminado – e podem ser vistos nos horários das 8h às 18h nos dias úteis e nos finais de semana e feriados das 10h às 16h.

Finda a exposição, é preciso encontrar um local permanente para a sua exposição e conservação.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *