Festival de Inverno de Itabira comprova que “a história é um carro alegre que atropela indiferente todo aquele que a negue”

No destaque, show da politizada Maria Rita (Foto: Reprodução)

Fotos: Aguinaldo Ferreira/
Ascom/FCCDA

Por Carlos Cruz

Já pelas primeiras apresentações musicais da extensa programação do 50º Festival de Inverno, em sua 49ª edição, já que em 1985 “pularam” esse grandioso evento cultural que teve início em 1974, dá para antever a qualidade da agenda cultural que se estenderá até 21 de julho.

Foi assim que o público aplaudiu e participou ativamente do tributo que amigos artistas fizeram ao cantor e compositor Nandy Xavier, falecido na tarde de sexta-feira (8) de março,  aos 61 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Toni Primo, parceiro e amigo, canta no Tributo a Nandy Xavier

O público teve também participação ativa no performático show de Ana Canãs, reinterpretando inesquecíveis e atualíssimas canções de Belchior com forte emoção, entre outras canções de sucesso de sua bem-sucedida carreira artística, na quinta-feira (4), na concha acústica Norberto Martins, no Pico do Amor.

Ariella Torres se apresentou na sexta-feira com o show “7 Faces

Pode-se dizer que tão bom quanto o primeiro grande show foi também o segundo, na noite de sexta-feira (5) deste já não tão frio inverno itabirano, com abertura da noite cultural com a cantora Ariella Torres, com o show “7 Faces”.

Maria Rita, sem qualquer concessão, comprova com toda naturalidade que quem herda não furta. Ela já é um dos grandes nomes da música brasileira. Também pudera: é filha do maestro e arranjador Cesar Camargo Mariano e da sempre eterna Elis Regina. Não só por isso, mas sobretudo pelo seu reconhecido e aplaudido talento natural.

Ana Cañas reinterpretou clássicos de Belchior entre outras canções na concha acústica Norberto Martins, no Pico do Amor“Qual é o problema de ela ter a voz parecida com a da mãe?”, perguntou o artista plástico Genin Guerra, após o show da cantora na reformada praça do Areão, que teve o seu arco e locomotiva restaurados. “Nenhum. Sorte nossa que temos a filha da Pimentinha como cantora”, respondeu o sempre atento musicalmente artista itabirano.

Para a filha cantora, o início da carreira não foi fácil, justamente pelo peso da herança atávica musical. Tanto que relutou em seguir a carreira artística dos pais, tendo, aos 16 anos, mudado para os Estados Unidos, onde estudou comunicação social e Estudos Latino-Americanos, na Universidade de Nova Iorque. Ao retornar ao Brasil, estagiou na Revista Capricho.

Maria Rita é a prova de que quem herda não furta e está entre as melhores cantoras brasileiras de sua geração

Foi só anos mais tarde, em 2001, aos 24 anos que Maria Rita começou a cantar profissionalmente. Hoje ela é sem dúvida mais um ícone da música brasileira, como o público pôde constatar com o seu grande espetáculo em Itabira. O Samba de Maria, nome do espetáculo, foi sucesso não só pelo repertório, mas também pela performance da cantora e dos talentosos músicos que a acompanharam.

Maria Rita mostou, em mais um show, o porquê de ser reconhecida pela crítica especializada com uma das maiores vozes intérprete do samba, uma das melhores representantes da voz feminina de sua geração da música popular brasileira.

Público cantou e aplaudiu o Samba de Maria na praça do Areão

Consciente da realidade e engajada politicamente, Maria Rita manifestou seu apoio à luta pelos direitos de última geração, muitos duramente conquistados e agora ameaçados pelos negacionistas fundamentalistas. Ela exaltou também a cidade de Itabira pela realização do seu Festival de Inverno, um dos mais longevos e com o maior número de edições de Minas Gerais.

Para ela, investir em cultura é um direito do cidadão, assim como é também o acesso à educação, à saúde e demais serviços básicos que constitucionalmente os municípios têm a obrigação de oferecer. “O prefeito que investe na cultura, tem o meu reconhecimento”, afirmou, em uma de suas muitas interações com o público, que aprovou aplaudindo.

Itabira é uma festa, assim como é Paris com as suas luzes iluministas

Lia Andrade exaltou a herança cultural do povo preto na história de Itabira, na abertura do festival

Essa é também a opinião do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) que, na abertura do festival, salientou a vocação de Itabira para a cultura. “Itabira há meio século se posicionou como uma cidade cultural”, disse ele, destacando a participação da ativista e líder comunitário Maria da Conceição Leite Andrade, a Lia da Cáritas Diocesana, na abertura do festival deste ano.

“Itabira respira cultura”, disse Lia, depois de cantar e exaltar a herança afro cultural brasileira, “enquanto mulher preta vivendo em uma cidade que tem mais de 70% da população negra”. Ela agradeceu o prefeito pelos investimentos nas comunidades quilombolas do município. “Prefeito, a coisa está preta, a coisa está boa porquê você tem valorizado a nossa cultua, por descobrir que tem muita coisa boa na periferia. Cultura é vida”, assinalou a ativista social e religiosa.

O prefeito, que também é compositor, parceiro letrista do músico Nandy Xavier nos anos 80, da qual guarda uma fita k7 gravada com as canções, agradeceu o reconhecimento, lembrando que Itabira tem legados que não podem ser esquecidos, tendo no festival um bom momento para exaltá-los.

“Nandy Xavier é patrimônio cultural de Itabira que permanece para sempre, assim como é Lúcio Sampaio, que nos deixou precocemente, e merece todas as nossas homenagens, um militante político que lutou contra a ditadura (no final dos anos 70), jornalista e psicólogo fundador do jornal O Cometa Itabirano, que é outro patrimônio cultural desta cidade”, reconheceu e homenageou Marco Antônio Lage.

Reverências e reconhecimentos

Lúcio Sampaio no apartamento de Drummond, na visita em que o poeta entrevistou a turma do Cometa, numa manhã de sábado, 14 de fevereiro de 1981. Exposição Carta aos amigos, no foyer do Centro Cultural, com curadoria de Marconi Dummond, será aberta na sexta-feira. 9 de julho (Foto: Altamir Barros/acervo do Cometa)

Para reverenciar a memória do jornalista e psicólogo Lúcio Sampaio, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade organizou e apresenta, com abertura na sexta-feira (12), a exposição Cartas aos Amigos, na galeria do centro cultural. “Lúcio Sampaio foi o responsável por restabelecer a boa relação de Carlos Drummond de Andrade com Itabira”, afirmou o prefeito.

Para tornar Itabira efetivamente uma cidade feliz, que respira e exala cultura, a cidade já vem investindo para melhorar a qualidade do ensino básico. “Itabira é uma cidade que tem arte nas escolas e vai ter muito mais. Caminhamos para ter 100% dos estudantes de nossa rede municipal praticando algum tipo de arte no contraturno escolar”, anunciou o prefeito, que vê no Festival de Inverno um genuíno produto cultural originário itabirano.

“Itabira é cultura de rua, dos nossos festins, da nossa cultura popular, uma cidade que se posiciona culturalmente”, exaltou.

Exposição Madeiras do Brasil, na Fazenda do Pontal: violões e violas artesanais fabricadas pelo luthier itabirano Cássio Martins

Iluminismo

Nesse contexto, poderia o prefeito ter acrescentado que Itabira é uma festa, assim como é Paris, segundo Ernest Hemingway, ambas cidades iluministas que valorizam a cultura como direito inalienável do seu povo, vivendo o seu esplendor cultural e intelectual – um contraponto ao obscurantismo e ao conservadorismo que quer ver o país – e o mundo – de volta à Idade das Trevas.

Esquecem os reacionários e conservadores que “a história é um carro alegre, cheio de um povo contente, que atropela indiferente todo aquele que a nega”, como bem exaltou Chico Buarque e Pablo Milanes, na “Canción Por La Unidad de Latino America”.

Trata-se de uma metáfora que cabe perfeitamente na presente conjuntura brasileira – e itabirana, por lembrar que a história não é resultado da ação de uma ou outra liderança ou classe social isolada, mas de autores coletivos que lutam por ideais comuns de liberdade e por justiça social.

PROGRAMAÇÃO

EXPOSIÇÃO

Madeiras do Brasil

Luiz Cássio Martins (luthier itabirano)

04.07 | Quinta-feira | 15h

Local: Fazenda do Pontal

Período expositivo: 04 a 21.07

Segunda a sexta-feira no horário de 8h às 18h | Sáb e domingo 10h às 16h

INTERVENÇÃO URBANA – FESTIM

Assalto a mão letrada

04.07 | Quinta| a partir das 17h30

Local: Diversos pontos da cidade

CERIMÔNIA

Abertura oficial 50º FII

04.07 | Quinta-feira | 20h

Local: Concha Acústica

AMBIENTAÇÃO SONORA

DJ Adoniran

04.07 | Quinta-feira

Local: Concha Acústica

MÚSICA

Tributo a Nandy Xavier

04.07 | Quinta-feira | 21h

Local: Concha Acústica

MÚSICA

Ana Cañas

04.07 | Quinta-feira | 22h30

Local: Concha Acústica

quinta04 de julho

LITERATURA

Imersão em poesia nas escolas Ana

Luiza Marques

05.07 | Sexta-feira | 7h às 9h30

Local: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio

APRESENTAÇÃO DE DANÇA

Drummond aos olhos de Belchior e a modernidade – Fênix Núcleo de Dança

05.07 | Sexta-feira| 19h

Local: Teatro da FCCDA

MÚSICA

DJ Vini Brown

05.07 | Sexta-feira

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Ariella Torres – Sete Faces

05.07 | Sexta-feira | 21h

Local: Praça do Areão

Sexta 05 de julho

MÚSICA

Maria Rita

05.07 | Sexta-feira | 22h30

Local: Praça do Areão

sexta05 de julho

INTERVENÇÃO URBANA

Pintando ao vivo Itabira – Uma janela para Itabira

06.07 | Quinta-feira | 15h

Local: Fazenda do Pontal

Participantes: Cely Ferreira, Salin de Sá, Maria Luiza Drumond, Gisele

Moura, Sãnia Fagundes, Madhu Lemos, Alaor Armeiro, Duda Toledo,

Lucimary Toledo, Wander Macciel, Fernando Eduardo, Agnaldo Pinho,

Lorena Mascarenhas, Altamir Barros, Fátima Miranda, Marcela Bretas,

Zanne Neiva, Cristina Haibara, Lucia Josina, Bia Rezende

Curadoria: Fátima Miranda

AÇÃO SOLIDÁRIA – SICOOB CREDIVALE

Dia C – Dia de Cooperar

06.07 | Sábado | 13h

Local: Praça do Areão

LANÇAMENTO DE LIVRO

As cores da poesia por Rosa Dalva

06.07 | Sábado | 15h

Local: Fazenda do Pontal

TEATRO

O livro mágico de histórias – Fada Azul Produções

06.07 | Sábado

Local: Praça do Areão

AMBIENTAÇÃO SONORA

DJ Tex

06.07 | Sábado

Local: Concha Acústica

sábado06 de julho

MÚSICA

Cláudio Zimba – Bem Brazuk

06.07 | Sábado | 21h

Local: Concha Acústica

MÚSICA

Los Sebosos Postizos – 50 anos do disco “A Tábua

de Esmeralda” de Jorge Ben

06.07 | Sábado | 22h30

Local: Concha Acústica

06 de julho

sábado

TEATRO

Sá Marias – Coletivo Itabira em Movimento

07.07 | Domingo | 18h

Local: Teatro da FCCDA

AMBIENTAÇÃO SONORA

Krost DJ

07.07 | Domingo

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Tulko – Unindo gerações e revivendo memórias

07.07 | Domingo | 17h

Local: Praça do Areão

CULTURA POPULAR E INCLUSÃO

Quadrilha dos Polinizadores Gastrô

Família Down e Amigos de Itabira/MG e Gastrô For All

07.07 | Domingo| 17h30 às 18h30

Local: Praça do Areão

domingo

07 de julho

MÚSICA

Jackie no Bico – Unindo gerações e revivendo memórias

07.07 | Domingo | 20h

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Paralamas do Sucesso

07.07 | Domingo | 21h30

Local: Praça do Areão

domingo

07 de julho

quarta

10 de julho

VIVÊNCIA LITERÁRIA

Gratidão à Vida- Leda Lage

09.07 | Terça-feira | 19h às 21h30

Local: Museu de Itabira

TEATRO

Vestido de Noiva – Grupo Oficina Multimedia

09.07 | Terça-feira | 20h

Local: Teatro da FCCDA

terça

09 de julho

RODA DE CONVERSA

Vamos falar de Oportunidade?

Família Down e Amigos de Itabira-MG e Gastrô for All

10.07 | Quarta-feira | 17h às 18h

Local: Casa de Drummond | Nº Vagas: 50

Público alvo: Comunidade em geral

TEATRO

Versos para Fagote: Drummond e Mignone

10.07 | Quarta | 20h30

Local: Teatro da FCCDA

EXPOSIÇÃO

Flores de Coragem, Potência de vida

Baby Mesquita – Mimulus Escola e Cia de Dança

11.07 | Quinta-feira | a partir das 14h

Local: Foyer da FCCDA

Período expositivo: 11.07 – 14h às 18h

12.07 – 8h às 21h

AMBIENTAÇÃO SONORA

DJ Adoniran

11.07 | Quinta-feira

Local: Concha Acústica

quinta11 de julho

DANÇAS URBANAS

Grupo Art & Move

11/07 | Quinta-feira | 20h

Local: Concha Acústica

MÚSICA

Marcus Vianna

11/07 | Quinta-feira | 21h30

Local: Concha Acústica

RODA DE CONVERSA

Rosarinho: uma expressão barroca no Matto Dentro

Sandra Duarte, Joaquim Olegário e Maxsandro Ferreira

12.07 | Sexta-feira | 10h

Local: Igreja do Rosário *Sujeito a lotação

MÚSICA

Davi Efraim e Giovana Ribeiro – Duetos MPB

12.07 | Sexta-feira | 17h30

Local: Galeria da FCCDA

ABERTURA DE EXPOSIÇÃO

Cartas aos amigos – Lúcio Sampaio

Curadoria: Marconi Drummond

12.07 | Sexta-feira | 18h

Local: Galeria da FCCDA

Período expositivo: 12.07 a 09.08

Horário de visitação: 8h às 18h – Segunda a Sexta-feira

10h às 16h – Sábado e Domingo

DANÇA

Flores de coragem, potência de vida

Baby Mesquita – Mimulus Escola e Cia de Dança

12.07 | Sexta-feira | 20h

Local: Teatro da FCCDA

sexta

12 de julho

MÚSICA

Acústico e Plugado

Clássicos Nacionais e Internacionais

12.07 | Sexta-feira | 20h30

Local: Praça do Areão

sexta

12 de julho

DANÇA

Ogoing&Linguini

TV Show

12.07 | Sexta-feira | 21h30

Local: Praça do Areão

AMBIENTAÇÃO SONORA

DJ Dom

12.07 | Sexta-feira

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Maneva

12.07 | Sexta-feira | 22h30

Local: Praça do Areão

TEATRO INFANTIL

Show das Princesas – Duarte Produções

13.07 | Sábado | 16h

Local: Praça do Areão

CULTURA POPULAR

12ª Festa Junina dos Alves

13.07 | Sábado | 16h

Local: Campo da Vila – Serra dos Alves

CINEMA MUDO COM TRILHA AO VIVO

O Garoto de Charlie Chaplin por Ricardo Matozinho

13.07 | Sábado | 18h

Local: Teatro da FCCDA

MÚSICA

Orquestra da FCCDA e Grupo Triar

13.07 | Sábado | 19h

Local: Igreja do Rosário

AMBIENTAÇÃO SONORA

DJ Dom

13.07 | Sábado

Local: Praça do Areão

sábado

13 de julho

MÚSICA

DR-80 – 14 anos

13.07 | Sábado | 21h

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Samuel Rosa

13.07 | Sábado | 22h30

Local: Praça do Areão

13 de julho

sábado

TEATRO INFANTIL

O Gato de Botas – Duarte Produções

14.07 | Domingo | 16h

Local: Praça do Areão

LITERATURA

Sarau dos Drummonzinhos

14.07 | Domingo | 18h

Local: Casa do Brás

MÚSICA

Trash Gang

14.07 | Domingo | 17h30

Local: Praça do Areão

DANÇA

Serenity – Art & move

14.07 | Domingo | 19h

Local: Teatro da FCCDA

AMBIENTAÇÃO SONORA

Krost DJ

14.07 | Domingo

Local: Praça do Areão

domingo

14 de julho

MÚSICA

Otávio Augusto

De Samba pra gente sambar

14.07 | Domingo | 20h

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Jorge Aragão

14.07 | Domingo | 21h30

Local: Praça do Areão

domingo

14 de julho

TEATRO

Cabaré Coragem – Grupo Galpão

17.07 | Quarta-feira | 20h

Local: Teatro da FCCDA

LITERATURA

Hora da Poesia

15.07 | Segunda-feira | 16h

Local: Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de

Oliveira Netto

ARTES CÊNICAS

Circo teatro sem lona

15.07 | Segunda-feira | 19h30

Local: Bairro Pedreira, R. Travessa Verde, em frente a Igreja

ARTES CÊNICAS

Circo teatro sem lona

16.07 | Terça-feira | 19h30

Local: Bairro Gabiroba – Tv. Olinda Alves, perto do

Poliesportivo

segunda

15 de julho

terça

16 de julho

quarta

17 de julho

TEATRO

Por menor de ausência com Giuseppe Oristanio –

Teatro em Movimento

18.07 | Quinta-feira | 19h

Local: Teatro da FCCDA

MÚSICA

DJ Alty

18.07 | Quinta-feira

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Bira Rock – Dos clássicos aos originais

18.07 | Quinta-feira | 21h

Local: Praça do Areão

quinta

18 de julho

MÚSICA

Detonautas

18.07 | Quinta-feira | 22h30

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Coral da FCCDA

19.07 | Sexta-feira | 19h30

Local: Teatro da FCCDA

AMBIENTAÇÃO SONORA

DJ Vitor

19.07 | Sexta-feira

Local: Praça do Areão

CULTURA POPULAR

Grupo Perecolândia

19.07 | Sexta-feira | 20h

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Trio Conceição

19.07 | Sexta-feira | 21h

Local: Praça do Areão

sexta

19 de julho

MÚSICA

Rastapé

19.07 | Sexta-feira | 22h30

Local: Praça do Areão

sexta

MESA REDONDA

Arte e Meio Ambiente

Mediadora: Maria Bragança

20.07 | Sábado | 16h

Local: Casa do Brás

Participantes: Cristiane Maria Magalhães, Pedro Rena Todeschi, Luciana Souza

Bragança, Marília Andrés Ribeiro e Maurício Andrés Ribeiro

MÚSICA

Orquestra de Sopro D’Macedo – Banda Euterpe

20.07 | Sábado | 16h

Local: Esplanada da Estação / em frente ao Hotel ITI

MÚSICA

Kaká

20.07 | Sábado | 17h

Local: Esplanada da Estação / em frente ao Hotel ITI

TEATRO INFANIL

Chapeuzinho Vermelho

20.07 | Sábado | 16h

Local: Praça do Areão

CULTURA POPULAR

Perecolândia

20.07 | Sábado | 18h

Local: Esplanada da Estação / em frente ao Hotel ITI

sábado

20 de julho

AMBIENTAÇÃO SONORA

DJ Vitor

20.07 | Sábado

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Katumbi

Releitura de autores itabiranos dos clássicos aos originais

20.07 | Sábado | 20h

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Thiago Skp

20.07 | Sábado | 21h

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Frejat

20.07 | Sábado | 22h30

Local: Praça do Areão

sábado

20 de julho

TEATRO

A vaquinha lelé – Duarte Produções

Arte Produções

21.07 | Domingo | 16h

Local: Praça do Areão

AMBIENTAÇÃO SONORA

DJ Vini Brown

21.07 | Domingo

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Kaká

21.07 | Domingo | 18h

Local: Praça do Areão

CULTURA POPULAR

Grupo Tumbaitá

21.07 | Domingo | 19h

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Renata Araújo

Notas e versos

21.07 | Domingo | 20h

Local: Praça do Areão

MÚSICA

Seu Jorge

21.07 | Domingo | 21h30

Local: Praça do Areão

domingo

21 de julho

OFICINAS

O Produtor – Workshop

Ministrante: Hugo Zucareli

Data: 07.07 | Horário 14h às 17h

Local: Casa do Brás

Público: Acima de 18 anos

Bee-gadeiro

Ministrante: Grupo Fada e Gastrô for All

Data: 06.07 | Horário 14h às 17h30

Local: Casa de Drummond

Público: A partir de 8 anos

Bordado em Papel Kraft

Ministrante: Sandra Dias

Data: 06.07 | Horário 09h às 12h

Local: Casa de Drummond

Público: Acima de 15 anos

oficinas

Backstage 360°

Ministrante: Marcus Pessoa

Data: 08 a 10.07 | Horário 18h30 às 22h30

Local: Casa do Brás

Público: Acima de 16 anos

Serigrafia Têxtil

Ministrante: Athos Lopes

Data: 08, 10, 15, 17.07 | Horário 19h às 21h30

Local: Associações de bairros da cidade

Público: A partir de 16 anos

Xilogravura

Ministrante: Olegário Alfredo

Data: 10.07 | Horário 13h às 17h

Local: Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de

Oliveira Netto

Público: Educadores e professores

Dança brasileira

Ministrante: Mimulus

Data: 11.07 | Horário 14h às 17h

Local: Natividade Escola de Dança – R. Mestre Emílio, 148/ Pará

Público: Acima de 14 anos

Teatro e o brincar

Ministrante: Casa Sete Sete

Data: 12 e 13.07 | Horário 8h às 18h

Local: Fazenda do Pontal

Público: A partir de 5 anos

Dança Infantil

Ministrante: Espaço Bless

Data: 13.07 | Horário 09h às 10h

Local: Espaço Bless – Av. das Rosas 207 – São Pedro

Público: A partir de 5 anos

Explorando a Natureza com Drummond

Ministrante: Espaço LuarAzul

Data: 15 a 19.07 | Horário 14h às 16h

Local: Mata do Intelecto

Público: Acima de 5 anos

Mosaico

Ministrante: Vania Cáus

Data: 18 a 20.07 | Horário 14h às 17h30

Local: Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto

Público: Acima de 14 anos

Poesia

Ministrante: Sheila V. Alonso

Data: 18 a 20.07 | Horário 09h às 11h30

Local: Foyer da FCCDA

Público: Acima de 14 anos

Bordando Poemas de Drummond

Ministrante: Ana Marília

Data: 08 a 12.07 | Horário 14h às 16h

Local: Associação da Vila Amélia – Av. Stella Matutina 198

Público: Acima de 16 anos

Produção Audiovisual para Iniciantes

Ministrante: Esdras Vinícius

Data: 20 a 21.07 | Horário 08h às 18h30

Local: Teatro da FCCDA/ Logic Media

Público: Livre

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *