Festival da Cultura Tropeira começa na sexta-feira em Ipoema: confira a programação

Foto: Carlos Cruz

O 4º Festival da Cultura Tropeira e as comemorações dos 22 anos do Museu do Tropeiro, em Ipoema, distrito de Itabira, têm início na sexta-feira (9) – e seguem até o dia 17, com uma extensa programação cultural, artística e educativa que valoriza a memória tropeira e impulsiona o turismo na Rota do Tropeirismo.

Realizado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), o evento conta com apoio dos municípios vizinhos: Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo e Santa Bárbara

Cada município contribui de maneira única para o festival. Santa Bárbara realiza a tradicional bênção aos cavaleiros na Praça Cleves de Faria, dando início ao percurso das comitivas em direção a Ipoema.

Cada município contribui de maneira única para o festival. Na sexta-feira bem cedinho, Santa Bárbara dá início à jornada com a tradicional bênção aos cavaleiros na Praça Cleves de Faria, marcando o começo da viagem rumo a Ipoema.

Barão de Cocais recepciona os viajantes no Rancho do Coyote, um espaço de confraternização e descanso antes da próxima etapa da jornada.

Bom Jesus do Amparo organiza a cerimônia de abertura oficial do festival no Parque de Exposições Tiné Motta, com shows musicais para receber os tropeiros que por lá pernoitam.

No sábado (10), após o café da manhã oferecido às comitivas em Bom Jesus do Amparo, os cavaleiros seguem viagem rumo ao Museu do Tropeiro, onde serão recepcionados a partir das 13h, com um show de Paixão dos Teclados, no Campo do Aliança.

Mais tarde, às 16h, os cavaleiros se reúnem para o tradicional cortejo pelas ruas de Ipoema, que culmina com a bênção solene às 17h, em frente ao Museu do Tropeiro.

Já a noite será de festa no campo do Aliança, tradicional time de futebol do distrito, com as apresentações musicais de Lara Drummond, às 21h e Bruna Viola às 23h, encerrando o primeiro dia de festividades no distrito com os acordes da autêntica viola caipira de dez cordas, com canções próprias e clássicos da música caipira brasileira.

Programação educativa

Durante a semana, entre os dias 12 e 16 de maio, o Festival também oferece uma programação educativa especial, com palestras, oficinas e atividades culturais para aprofundar o conhecimento sobre o tropeirismo e sua importância histórica para toda essa região do Mato Dentro.

O evento reforça a cultura tropeira como símbolo da identidade rural mineira e promove o encontro entre gerações, saberes e tradições. A programação completa pode ser acessada no site da FCCDA. (www.fccda.com.br).

Valorização da cultura

Segundo o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB, a festa do tropeirismo em Ipoema é uma oportunidade para celebrar a história, a fé e a tradição que atravessam gerações. E também essa relação de parceria cultural com os municípios vizinhos que estão na rota dos tropeiros do tempo do Mato Dentro.

“A memória tropeira é vivida com orgulho, alegria e respeito. Mais do que um evento, é um reencontro com nossas raízes e uma oportunidade de fortalecer a identidade cultural de toda a região”, diz o prefeito, que ver Ipoema se transformar num grande palco a céu aberto do tropeirismo secular que existiu na região.

Para a superintendente da FCCDA, a historiadora Vanessa Faria, com a programação o festival valoriza a identidade de um povo. “É um exercício de memória”, afirma. “Reforça a importância da cultura como ferramenta de educação e pertencimento.”

O Festival da Cultura Tropeira em Ipoema se consolida na região como um dos principais eventos de valorização da cultura popular e da identidade rural mineira, reunindo tradição, arte e muitos encontros nesse aprazível distrito itabirano, portal do Mato Dentro.

Confira os destaques da programação

  • Abertura oficial (09/05) – Bênção dos cavaleiros em Santa Bárbara e percurso das comitivas por Barão de Cocais e Bom Jesus do Amparo. Shows com Isac e Jucelmo (20h15) e Gustavo Dias e Banda (22h).
  • Sábado (10/05) – Café da manhã para as comitivas, recepção dos cavaleiros no Museu do Tropeiro, cortejo pelas ruas de Ipoema e apresentações musicais à noite, com Lara Drummond (21h) e Bruna Viola (23h).
  • Segunda a quinta-feira (12 a 16/05) – Atividades educativas sobre tropeirismo, com palestras, oficinas e apresentações culturais.
  • Sexta-feira (16/05) – Sarau Cachaça, Torresmo e Poesia, com participação do grupo Drummonzinhos no Museu do Tropeiro.
  • Encerramento (17/05) – Abertura da 1ª Roda de Viola de 2025, incluindo o Ritual do Fogo e apresentações culturais. Shows com Titane e Pereira da Viola (21h) e Wesley e Elson (23h).

Confira também a programação completa aqui: https://viladeutopia.com.br/wp-content/uploads/2025/05/PROGRAMACAO_TROPEIRO.pdf

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *