Feira Kantuta – um passeio pela gastronomia que está guardada em São Paulo

Rafael Jasovich*

O bairro do Pari, em São Paulo, ganha ares andinos todo o domingo com a Feira Kantuta, um pedacinho do país andino em meio à cidade com música, artesanato e quitutes deliciosos da Bolívia – além de uma variedade impressionante de batatas.

A feira ficou fechada durante algum tempo na pandemia, mas logo voltou a abrir seguindo os protocolos de segurança. Por ali é possível encontrar diversas barracas de imigrantes bolivianos com produtos que vão de artesanatos até cosméticos, passando por roupas e músicas típicas.

Os tradicionais ponchos coloridos e as malhas feitas de lã, tanto de carneiro quanto de lhama, podem ser encontrados por ali. Quentes e macias, elas são perfeitas para o inverno paulistano.

O principal destaque mesmo fica com a culinária. As clássicas empanadas e salteñas em modalidades assadas e fritas são as mais buscadas – então chegue cedo se quiser garantir a sua, já que elas podem acabar antes do fim da feira.

É interessante provar o charquekan, com batatas, milho, queijo e carne seca desfiada bem crocante e fininha. Vale ainda conhecer as bebidas, com destaque para o refrigerante Inca Kola, um clássico do país.

A música e a dança não podem faltar. As apresentações de cultura andina começam em geral a partir das 14h. Em 2021 aconteceu ainda uma edição menor da Alasita, tradicional festa andina da abundância realizada na Feira Kantuta desde 1991.

*Rafael Jasovich é jornalista e advogado, ativista da Anistia Internacional.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *