FCCDA abre edital para reforçar equipe com credenciamento de professores e regentes da Escola Livre de Música e Corpos Estáveis
No destaque, a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira, sob a regência do maestro Claúdio Lage
Foto: Aguinaldo Ferreira/ FCCDA
As inscrições devem ser feitas pelo site www.fccda.com.br
Diante dos desafios enfrentados pelos corpos estáveis da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e da necessidade de garantir a continuidade e qualidade das atividades da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI), a instituição abriu, por meio de edital publicado em 30 de abril, credenciamento para contratação de profissionais da área musical.
O objetivo é formar um banco de talentos para atuação na ELMI e nos corpos estáveis da FCCDA, assegurando a prestação de serviços técnicos especializados conforme a demanda. Com o chamamento público, abre-se a possibilidade de, quem sabe, recontratar o maestro Cláudio Lage, regente da Orquestra de Câmara da ELMI desde agosto de 1986.
De acordo com o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), o edital tem como um de seus propósitos fortalecer os corpos estáveis da FCCDA e solucionar irregularidades na contratação de profissionais, mesmo sendo da área artística, um impasse que se arrasta há anos.
É que a legislação impede contratações de longo prazo para profissionais da área artística quando há outros no mercado com qualificação técnica e acadêmica equivalente. “Essa é a única maneira de viabilizar a contratação ou recontratação do maestro para a orquestra a um valor compatível com o mercado”, explica o prefeito.
Aguarda-se, o mais breve possível, a republicação do edital para a contratação de profissionais da própria FCCDA. Somente assim, será garantido o cumprimento do que determina a Constituição Federal.
Como participar
As inscrições estão abertas e devem ser feitas exclusivamente via internet, por meio de formulário eletrônico disponível no site da FCCDA (www.fccda.com.br).
Os candidatos precisam enviar a documentação exigida em edital, incluindo comprovantes de experiência, currículo e proposta pedagógica.
Podem se inscrever professores de música com experiência em ensino individual e coletivo, além de regentes e maestros com trajetória na condução de grupos musicais, como orquestras e corais.
Os profissionais selecionados devem atuar em diferentes formações musicais da FCCDA, como a Orquestra de Câmara e o Coral, além de atividades pedagógicas promovidas pela Escola Livre de Música.
O futuro da Orquestra de Câmara e os desafios da nova gestão
Com o edital, a FCCDA tranquiliza os músicos da Orquestra de Câmara, que temiam até mesmo seu fechamento com o fim do contrato do maestro Cláudio Lage. Para esses músicos ouvidos pela reportagem, sua saída representaria um risco iminente para a continuidade da orquestra.
Ao ser questionado sobre o impasse, o prefeito Marco Antônio Lage reconhece a necessidade de reestruturar a política cultural da cidade, priorizando o fortalecimento dos corpos estáveis e a valorização dos músicos. Segundo ele, há planos para destinar um espaço exclusivo para ensaios, além da reformulação administrativa da FCCDA.
Enquanto as mudanças estruturais são discutidas, o credenciamento de novos profissionais surge como um meio de a FCCDA garantir a continuidade dos trabalhos dos corpos estáveis e aprimorar sua atuação na música e na formação artística na cidade.
Serviço
O edital completo e demais informações sobre o credenciamento podem ser acessados no site da FCCDA, na aba Licitações & Editais. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail credenciamentosfccda@gmail.com.
Acesse o edital também aqui.