Exposição de Genin fica no Centro Cultural até 28 de fevereiro com o Álbum das Glórias Musicais

 Fotos: Fernando Sampaio
 e divulgação/FCCDA

Com abertura oficial realizada nessa quinta-feira (6), o artista plástico Luiz Eugênio “Genin” Quintão Guerra apresenta 48 peças entre esculturas, charges e cartuns, a maioria constante do livro SOLO – Álbum das Glórias Musicais, representando grandes nomes da música popular brasileira, mas também peças inéditas, produzidas posteriormente, com grandes nomes da música internacional

Genin, o artista na exposição no foyer da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

Na exposição em Itabira há também réplicas das peças em resinas. Elas podem ser tocadas por deficientes visuais, acompanhadas de audiodescrições, acessadas por QR Codes, por meio de celulares.

A mostra artística fica exposta no foyer da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade até o dia 28 de fevereiro.

Exaltações

Tom Zé é um dos compositores brasileiros homenageados

A abertura contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage (PSB), que enalteceu a criatividade do artista itabirano. “É uma alegria abrir a programação cultural de 2022 com um artista de Itabira que é celebrado no Brasil todo”, elogiou.

Marcos Alcântara, superintendente da FCCDA, também salientou a sensibilidade do artista. “Genin nos surpreende trazendo sempre algo novo, agora unindo tecnologia e a arte para que todos tenham acesso à sua obra artística.”

Noel Rosa

Segundo Genin, as peças nasceram de um sonho antigo. Reunem o que ele mais gosta, que é o desenho/escultura retratando grandes ídolos musicais que ele cultua desde a juventude.

“O trabalho cresceu, gerou um livro e também essa parte para deficientes visuais”, disse ele, ressaltando a democratização de sua arte.

Agende-se

Seguindo o protocolo de prevenção contra a Covid-19, a exposição pode ser visitada até 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h.

Pena que não estará aberta nos finais de semana, quando poderia ser visitada também por turistas e itabiranos ausentes.

Mas há como agendar visita orientada pelo Núcleo de Acervo e Pesquisa da FCCDA, pelo telefone 31 38352102.

Mostra itinerante

Sucesso de público e de crítica, a exposição SOLO – Álbum das Glórias Musicais teve a sua primeira mostra em Itabira, em julho de 2017. Depois seguiu para o Museu da Imagem e do Som (MIS), em Belo Horizonte, em setembro do mesmo ano.

Obras são para ser vistas e também tocadas

Foi exposta também no Espaço Usiminas de Arte (fevereiro de 2018), na galeria de arte Espaço Político Cultural Gustavo Capanema da Assembleia Legislativa de MG (agosto de 2019).

Leia aqui Genin expõe em Belo Horizonte “grandes compositores” no Espaço Usiminas de ArteLô Borges

Em 2020, com a pandemia, ficou exposta no canal Youtube da Casa Outono, com lançamento em 30 de outubro, véspera do aniversário de Drummond.

Leia mais aqui Genin lança seu livro Solo – Álbum das glórias musicais no canal Youtube da Casa Outono

Posteriormente, no ano passado, entre 15 de setembro e 1º de outubro, ficou exposta na Galeria de Arte do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), com 48 peças do seu livro SOLO – Álbum das glórias musicais.

Leia também aqui Genin expõe peças do livro Solo – Álbum das Glórias Musicais na galeria de arte do Crea-MG e outras caricaturas em cerâmica.

Novas peças com artistas da música internacional

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *