Encerra nesta sexta-feira prazo para matrículas na rede municipal de ensino em Itabira
Aulas presenciais mistas na rede municipal de ensino em Itabira só serão retomadas com a imunização de professores e servidores escolares. Já as aulas remotas iniciam na segunda quinzena de fevereiro
Desde segunda-feira (25), com término previsto para sexta-feira (29), está aberto o período de matrículas dos alunos da rede municipal de ensino em Itabira.para o ano letivo de 2021.
Para isso, pais e ou responsáveis devem, até sexta-feira, realizar o Cadastro Escolar Unificado por meio do endereço eletrônico www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Nesse endereço, é possível verificar em qual escola o aluno será matriculado. Após realizar esse procedimento, os responsáveis devem ainda procurar a escola indicada para realizar a matrícula.
Para os país e ou responsáveis que não tiverem acesso à internet, posteriormente serão agendadas as datas para que possam buscar os materiais impressos nas escolas, da mesma forma como aconteceu no ano passado.
O início dos trabalhos preparatórios pelos professores da rede municipal está previsto para a próxima segunda-feira (1º). Já as aulas remotas terão início na segunda quinzena de fevereiro, nforma a Secretaria Municipal de Educação (SME).
Segundo a professora Luziene Aparecida Lage, secretária municipal de Educação, o retorno das aulas presenciais só deve ocorrer após a imunização dos professores e demais integrantes das equipes escolares. Não há previsão para vacinação dos estudantes.
Após a imunização, a SME estuda a possibilidade de adotar o sistema híbrido, com rodízio de alunos nas escolas (em datas alternadas, conforme a capacidade das salas) e a continuidade das atividades on-line.
Educação infantil
Com relação aos alunos da educação infantil (1º e 2º período – crianças de 4 e 5 anos de idade), e que ainda não estão matriculados, os responsáveis devem procurar, imediatamente, a escola indicada pelo cadastro escolar e confirmar a inscrição.
Isso mesmo tendo o prazo para matrícula encerrado no dia 22 deste mês. Esse cadastro foi realizado no ano passado e a medida busca garantir vagas nas escolas municipais para os alunos registrados.
Vagas remanescentes
A SME esclarece que as matrículas estão sendo realizadas neste período pois, diferentemente da rede estadual de educação, o ano letivo municipal começa em fevereiro.
Dessa forma, os estudantes que foram indicados para vagas em escolas estaduais devem aguardar o período da matrícula, que ocorrerá entre os dias 1º e 12 de fevereiro, de acordo com a Resolução SEE 4435/2020.
A SME ressalta que os pais que não realizaram o cadastramento escolar no ano passado para ingresso na educação infantil e no ensino fundamental devem procurar a escola da rede municipal mais próxima de sua residência para realizar matrícula nas vagas remanescentes.
Para isso, os responsáveis devem ficar atentos ao cronograma e assim garantir a vaga do filho e ou do dependente.
O link nao abriu esta travando muito