Em ação participativa, Vale promove o plantio de mil mudas de árvores na entrada de Itabira

Informe Especial

Atividade teve integração da comunidade e de diferentes entidades representativas

Ipês roxos, buganvilles, quaresmeiras e alamandas vão cobrir a paisagem da entrada de Itabira em breve. Por meio do programa Semeando Atitudes, a Vale, em ação conjunta com a comunidade e diferentes órgãos do município, promoveu o plantio de mil mudas dessas espécies às margens da MG 129, no último sábado (24/9), em comemoração ao Dia Mundial da Árvore.

Cerca de 300 pessoas foram envolvidas na atividade, que teve como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância e preservação do Meio Ambiente. Ao longo da ação, elas também puderam conhecer as atividades que são realizadas pela equipe do programa de Educação Ambiental da Vale durante todo o ano, como capacitações, oficinas e palestras.

Plantio de mudas teve participação de diferentes segmentos da comunidade (Foto: Divulgação)

As mudas foram plantadas no entorno da Funcesi até o bairro Conceição, local muito usado pela comunidade para a prática de atividade física. “É muito importante para a Vale desenvolver e apoiar ações participativas como essa que ajudam a planejar uma cidade mais arborizada”, destaca Daniel Daher, gerente-executivo do Complexo Itabira.

Irineu Cortez, Gerente de Meio Ambiente do Corredor Sudeste, reforça o que diz Daher e conta que toda a ação foi planejada a partir do diálogo com os itabiranos. “Todas as ações de Educação Ambiental são planejadas conforme realidade local e visam atender o anseio da comunidade de Itabira que tenha relação com nossas operações.”

Para planejar atividades como a realizada no sábado, a Vale desenvolve antes metodologias participativas para diagnosticar as principais necessidades das comunidades de acordo com Cortez.

Presidente da Associação de Rio de Peixe, Durval Heriberto Gomes comemora a atividade: “Somos uma associação rural e a pauta do meio ambiente é muito importante para nós, é uma demanda muito forte da nossa comunidade e a ação está diretamente ligada à nossa realidade”, confirma.

Jean Charles da Cunha, representante da ONG Sociedade Ambiente Vivo Itabira, reforça a importância da ação: “A questão ambiental deve caminhar junta com os representantes de todos os setores da sociedade e é uma pauta para se preocupar por causa da realidade ambiental em que viemos. Ações assim são necessárias para conscientizar a população.”

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *