Doutor Colombo é homenageado pelo Sindicato Metabase pelos seus 103 anos com a designação de seu nome para o posto médico da entidade

Fotos: Divulgação/
Metabase

Ex-médico do Sindicato Metabase de Itabira e Região, doutor Colombo Portocarrero de Alvarenga visitou a entidade na tarde de segunda-feira (8), acompanhado de sua eterna namorada Eny Figueiredo de Alvarenga, 96, quando recebeu homenagem do presidente André Viana, parabenizando-o pelos seus 103 anos, um exemplo de vida digna e dedicada ao próximo como profissional de saúde e pessoa humana de destaque na sociedade itabirana.

Caçula entre os irmãos, doutor Colombo nasceu em Santa Maria de Itabira, no Morro Escuro. Mudou-se com a família para Itabira ainda criança (leia aqui). Conclui o curso de medicina em 1947 pela Universidade de Minas Gerais, hoje UFMG.

André Viana, doutor Colombo, Eny Figueiredo, e Jean Cordeiro

Assim que formou, foi primeiramente trabalhar em Acesita a convite do médico doutor Pedro Guerra. Já estava casado com Eny, que  trabalhava com doutor Mauro de Alvarenga, irmã de Colombo, no raio X do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD).

“Ficamos lá só nove meses. Eny fez muita falta no hospital e Mauro fez força para ela voltar. Eu acabei vindo também. Mauro precisava mais de Eny do que de mim”, conta doutor Colombo, modesto.

Os médicos Roberto Barros, doutor Barros e Colombo (Foto: acervo da família)

Ao retornar a Itabira, passou a trabalhar no Hospítal Nossa Senhora das Dores (HNSD). Anos mais tarde foi contratado também pelo Hospital Carlos Chagas (HCC), aposentando-se em 1983.

Entre as muitas coisas boas que doutor Colombo fez pela medicina em Itabira, ele considera a mais importante ter trazido Altamir Nunes de Barros, o doutor Barros (já falecido), para residir e exercer a medicina na cidade.

“Doutor Barros foi um grande amigo, uma pessoa sem defeito que muito contribuiu para a medicina em nossa cidade”, faz questão de registrar o homenageado pelo Sindicato Metabase.

Consultório

Em homenagem a doutor Colombo, o consultório médico do Metabase agora tem o seu nome

“Doutor Colombo atuou como médico no nosso sindicato por muitos anos, fazendo muitas amizades, com excelentes serviços prestados”, disse André Viana.

Como parte da homenagem, o antigo consultório, onde ele e doutor Barros atendiam no sindicato, foi reinaugurado, passando-se a chamar Consultório Médico Dr. Colombo Portocarrero de Alvarenga. “Foi uma forma justa e perene de homenagear esse destacado cidadão de nossa cidade”, justificou André Viana.

Leia mais sobre doutor Colombo:

Doutor Colombo, garrucheiro (ele nunca teve uma garrucha) de Itabira do Mato Dentro

Doutor Colombo não quis ser prefeito de Itabira, mesmo sendo médico estimado. Ganhou a medicina

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *