Dona Tita, matriarca da comunidade quilombola Morro Santo Antônio, é homenageada pela Polícia Civil de Itabira, no ano de seu centenário

Fotos: Divulgação

A Delegacia Regional da Polícia Civil de Itabira, tendo à frente o delegado regional Diogo Luna Moureira, conferiu nesta segunda-feira (10), certificado de reconhecimento e agradecimento à matriarca Maria Gregório Ventura, a Dona Tita, pelos seus 100 anos de vida e luta pela dignidade e respeito ao seu povo.

Em visita à matriarca na comunidade quilombola Morro de Santo Antônio, foram oferecidas flores à homenageada, que ela tanto gosta, assim como foi servido um café com bolo de aniversário pelo seu centenário.

O delegado Diogo Luna com a homenageada

Nos termos da Lei Municipal n. 5.471, de 6 de novembro de 2023, sancionada pelo prefeito Marco Antônio Lage, após ser aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Itabira, 2024 é reconhecido como o Ano Municipal do Centenário da Matriarca Quilombola Dona Tita.

“A representatividade da matriarca quilombola Dona Tita evidencia a força de um povo e sua capacidade em exercer, com sabedoria, a resiliência”, disse em seu pronunciamento-homenagem o delegado regional, Diogo Luna Moureira.

Segundo ele, “os ensinamentos compartilhados, as histórias contadas e a arte inspirada são expressões de um saber quilombola que todos devemos experienciar, sobretudo para aprendermos a ressignificar a simplicidade da vida”, acentuou. “Dona Tita é a expressão viva de toda essa potência”, ele acentuou.

Ainda de acordo com o delegado, a homenagem à líder da comunidade quilombola Morro de Santo Antonio é coerente com os princípios institucionais básicos contidos no novo estatuto da Polícia Civil, nos termos do artigo 4º, inciso IV, da Lei 14.735/2023, que impõe, entre outras obrigações estatutárias, a proteção da dignidade humana e dos direitos fundamentais no âmbito da investigação criminal, como também a participação e a interação comunitária.

Dona Tita com as flores e certificado que recebeu pela sua luta em seus 100 anos de vida, resistência e resiliência

Presenças

Compareceram à solenidade policiais civis, além da presença marcante de dona Rosinha, outra liderança quilombola itabirana com destaque na defesa dos direitos, na luta pela igualdade e respeito à população preta, majoritária na população itabirana, além de outras lideranças comunitárias e moradores que foram render homenagens à Dona Tita.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *