Documentário ‘Viola Avançada’ estreia nesta quarta-feira (21/08) no Canal Arte 1

Arte: Mario de Almeida/
Diivulgação

Dirigido por Mário de Almeida, da Maravilha Filmes, curta-metragem narra o processo criativo em busca de novas sonoridades para as violas brasileiras

O documentário ‘Viola Avançada’, dirigido por Mário de Almeida, da Maravilha Filmes, estreia nesta quarta-feira (21), às 19h, no Canal Arte 1. A produção musical e audiovisual, idealizada pelo músico, produtor e artista sonoro Dino Vicente, narra o processo criativo em busca de novas sonoridades para as violas brasileiras e tem participações dos músicos Ricardo Vignini, Edgard Scandurra, Kátya Teixeira, Fábio Miranda e Toninho da Viola.

‘Viola Avançada’ é uma produção do Programa de Ação Cultural ProAC Direto 38/2021, Maravilha Filmes e Maracujá Cultural. Realização Cult SP e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Além do curta-metragem, o projeto é composto por um EP conceitual disponível nas plataformas digitais; cinco vídeos experimentais e o plugin ‘Adeus Viola’, um aplicativo desenvolvido por Paulo Itaboraí para manipulações sonoras.

O elenco

Participam do Projeto ‘Viola Avançada’ os músicos: Ricardo Vignini (violeiro e fundador da banda Matuto Moderno e do duo Moda de Rock); Edgard Scandurra (fundador, guitarrista e compositor do IRA!); Kátya Teixeira (cantora, instrumentista e compositora paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira); Toninho da Viola (violeiro, arranjador e tocador de ‘Cururu’ de Piracicaba); Fábio Miranda (Mestre em Música, produtor cultural, arte-educador).

Entre as curiosidades da produção Viola Avançada é presenciar Edgard Scandurra, fundador, guitarrista e compositor do IRA!, tocando viola pela primeira vez. Outro destaque é a participação de Toninho da Viola, violeiro, arranjador e tocador de ‘Cururu’ de Piracicaba, cidade que durante metade do século 20 reuniu muitos tocadores e cantores do Cururu.

O Projeto

O ponto de partida da viagem musical do ‘Viola Avançada’ foi registrar em áudio e vídeo os violeiros convidados em seus habitats, os diferentes tipos de viola, de gestos e repertório, compondo assim um grande banco sonoro. Dino Vicente explica que desde a captação do áudio e durante as filmagens do projeto ‘Viola Avançada’ foram utilizadas diversas ferramentas digitais, analógicas e mecânicas.

O curta-documentário Viola Avançada, dirigido por Mário de Almeida, acompanha todo processo de produção, desde as saídas para as gravações até as captações dos áudios e imagens dos artistas em seus habitats.

“Não é apenas um registro do que acontece, o curta faz parte do processo do registro. Filmar e gravar é uma coisa só. Tanto que os próprios áudios das filmagens e gravações foram utilizados para fazer as faixas do EP e nós estamos presentes enquanto tudo está sendo produzido, criado. Essa faceta do projeto ser o fluxo das coisas acontecendo, não é apenas transmitido ou abordado pelo documentário, ele é próprio documentário”, explica Almeida.

Sobre a importância da produção ser exibida em um canal de televisão, Mário de Almeida aponta o fato de ser um conteúdo sobre um processo de criação artística experimental.

“O próprio conteúdo do documentário também tem algumas características experimentais, como texturas de imagem. Ele não tem um momento sem sobreposição de imagens, é começo ao fim sobreposição. Isso já diz bastante do diálogo que tem com a música produzida experimentalmente com colagens de trechos, de sons que se sobrepõe também experimentando o resultado entre as sobreposições”, destaca.

Na opinião do diretor, entre os motivos que chamaram a atenção para a exibição no Canal Arte 1 estão a visão de que o ‘Viola Avançada’ é um trabalho sobre o processo criativo artístico, contemporâneo, alternativo e de arte.

“Independente de ser viola ou não. A contemporaneidade do projeto, esse olhar para a viola avançada e o diálogo proposto é o que faz a produção encontrar esses lugares, a importância da viola estar nesse lugar, de furar a bolha”, pontua.

Programação no Arte 1

As datas e horários de exibição do documentário ‘Viola Avançada’ no Canal Arte 1 são: nesta quarta (21/08), às 19h (estreia); sexta-feira (23), às 7h15; sábado (24), às 13h; dmingo (25), às 08h e segunda-feira (26), às 02h45. É possível assistir o Arte 1 pelos canais: Claro TV- Canal 53/553 HD; Oi TV – Canal 147 e Sky – Canal 81.

Conheça o Projeto ‘Viola Avançada’
Instagram: @violaavancada
Youtube: http://www.youtube.com/http://@violaavancada

Ficha técnica ‘Viola Avançada’: 

Idealização do Projeto ‘Viola Avançada’ e do plugin ‘Adeus Viola’: Dino Vicente
Direção, montagem e finalização: Mário de Almeida
Produção: Gabriela Góes (Maracujá Cultural)
Direção de Fotografia: Biel Ribeiro
Curadoria: Dino Vicente e Mário de Almeida
Produção Audiovisual: Maravilha Filmes
Desenvolvimento do plugin ‘Adeus Viola’ e Atuadores: Paulo Itaboraí
Áudio: Daniel Avilez e Caio Palombello
Assistência: Vitor Deamo

Elenco: 

– Ricardo Vignini (violeiro e fundador da banda Matuto Moderno e do duo Moda de Rock)
– Edgard Scandurra (fundador, guitarrista e compositor do IRA!)
– Kátya Teixeira (cantora, instrumentista e compositora paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira).
– Toninho da Viola (violeiro, arranjador e tocador de ‘Cururu’ de Piracicaba)
– Fábio Miranda (Mestre em Música, produtor cultural, arte-educador)

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *