Documentário sobre Levi Ramiro, violeiro e artesão, estreia neste domingo (22), no Music Box Brasil

Fotos: Divulgação

A produção, dirigida por Mário de Almeida (Maravilha Filmes) aborda de forma sensível o universo criativo, poético e a visão de mundo de Levi Ramiro, violeiro e construtor de violas de cabaça

O documentário “Levi Ramiro-Violeiro e Artesão” estreia neste domingo (22), às 22 horas, no canal Music Box Brasil. Dirigido por Mário de Almeida, da Maravilha Filmes, numa co-produção com a Maracujá Cultural, a produção aborda de forma sensível o universo criativo, poético e a visão de mundo de Levi Ramiro, violeiro e construtor de violas de cabaça.

Considerado um dos maiores nomes da música rural brasileira em atuação, Levi Ramiro é violeiro, cantor e compositor. Tem 12 discos autorais gravados,recebeu diversos prêmios e soma apresentações em todo o Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos.

Da relação profunda com a viola ao trabalho na construção de instrumentos feitos de cabaça, entre músicas e conversas, o documentário musical apresenta as visões particulares do artista sobre a arte e a vida, ao mesmo tempo em que nos conta a sua história.

As violas de cabaca produzidas porLevi Ramiro

A ideia para desenvolver o documentário surgiu a partir da relação do  diretor Mário de Almeida com a música e o universo de Levi Ramiro. “Conheci o trabalho musical por volta de 2010, pelo site chamado Levi Ramiro – Violeiro e Artesão, onde ele disponibilizava seus discos e passei a acompanhar sua trajetória. Nos conhecemos pessoalmente em 2017″, conta o diretor.

“O filme surgiu desse encontro, da minha relação com o Levi, dessa vontade de trazer à luz a vida do Levi, a filosofia dele, a forma dele pensar, do meu interesse pela história dele. Comecei a desenhar a ideia de fazer o filme com a Gabriela Góes, que é co-produtora e faz a produção executiva do projeto, e foi tudo muito rápido”, acrescenta.

As filmagens aconteceram em uma semana nas cidades de Pirajuí e Uru, na região de Bauru, no Estado de São Paulo. “O filme retrata o universo particular de Levi e a visita por essa região onde ele cresceu e vive. Não aborda as viagens dele pelo Brasil, fazendo shows, como sempre acontece.  É uma visão mais recolhida, das próprias lembranças, das reflexões íntimas, é algo muito introspectiva na verdade”, pontua.

O diretor do documentario, Mário de Almeida

O documentário “Levi Ramiro-Violeiro e Artesão” foi filmado em agosto de 2021, com apoio do ProAC. “Esta é a primeira vez que o filme será exibido na televisão, no canal Music Box Brasil, e o objetivo é distribuir em outros canais e plataformas. Com a presença de público, ocorreram exibições em Pocinhos do Rio Verde, em Minas Gerais, e no Festival Rio de Violas, no Rio de Janeiro”, detalha.

O diretor destaca que o objetivo do documentário foi trazer uma outra visão sobre o Levi Ramiro, retratando o lado mais filosófico e introspectivo do artista,  compartilhando mensagens de interesses diversos, como as questões ambientais. Segundo Mário, a produção traz esse olhar para a minúcia e enxergar nela coisas que são grandiosas e globais.

“O Levi é um cara global, que para cada pedrinha que ele olha no chão ele está vendo um Universo. Esse olhar para as coisas que são pequenas na matéria, mas gigantes em seu sentido.  Ou seja, dar um sentido para as coisas que nem sempre as pessoas enxergam, mas é o que queremos mostrar para o mundo”, exalta Mário de Almeida.

“Dentro dessa figura do violeiro e artesão, que há quem ache que está ligado somente a música sertaneja e não consegue romper essa barreira, existe um universo enorme, assim como dentro de uma cabaça. O filme trata sobre isso, o olhar para a síntese, na minúcia tem um universo de significados e sentidos que a gente precisa olhar para isso para ser melhor, conseguir melhorar o entorno”.

“Levi Ramiro-Violeiro e Artesão” está sendo lançado no momento em que Ramiro está trabalhando em seu novo projeto autoral, o álbum Amanaci – A Mãe da Chuva,  que está em fase de produção e trata de questões importantes como o olhar para as forças da natureza, a preservação ambiental.

Assista o trailler do documentário aqui:

https://drive.google.com/file/d/19MtE0fywViZJGa6ALmUcDQZ7k3rKd5dF/view

E saiba mais sobre a produção em @maravilhafilmes

Cartaz de divulgação do documentário

Ficha Técnica::
Direção e roteiro: Mário de Almeida (Maravilha Filmes)
Produção Executiva: Gabriela Góes (Maracujá Cultural)
Direção de Fotografia: Domingos Bernardino e Fernando Dumitriu
Som: Pedro Romão
Participação Especial: Marcos Azevedo

Serviço:
Documentário “LEVI RAMIRO – Violeiro e Artesão”
Domingo (22), às 22h
Canal: Music Box Brazil (Assista pelas principais operadoras: Claro, Oi TV e Vivo TV ou consulte no site http://www.boxbrazil.tv.br)
Duração: 54 minutos

Sobre o diretor

Mário de Almeida é diretor, documentarista, produtor e roteirista de São Paulo.  Em 2018 concluiu seu primeiro longa-metragem, o documentário “Viola Perpétua”, exibido na televisão brasileira por meio dos canais Music Box Brazil e TV Aparecida entre os anos de 2018 e 2021.

Entre os projetos atuais, destacam-se “Viola Avançada”, com os músicos Dino Vicente, Edgard Scandurra, entre outros, o documentário “Levi Ramiro – Violeiro e Artesão” e  “Mostra Reverbo”, selecionado para o Festival IN-Edit Brasil 2023.

Sobre a Maravilha Filmes

Produtora audiovisual de São Paulo voltada para a criação de conteúdos sobre música e cultura popular focados na pluralidade das manifestações criativas e artísticas do povo, nas formas de resistência cultural existentes na sociedade e nos mais diversos fenômenos sociomusicais brasileiros, dos tradicionais aos contemporâneos.

Proõe trazer à tona, por meio do audiovisual, formas de expressão que estão fora dos meios canônicos de difusão.

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *