Valter Hugo Mãe, premiado escritor português, vem à cidade natal de Drummond para participar do 4º Flitabira
Foto: Reprodução/ Fronteiras do Pensamento
O escritor português Valter Hugo Mãe virá à cidade de Drummond para participar do 4º Festival Literário Internacional de Itabira (4º Flitabira), para depois seguir para outros eventos literários nos estados do Pará e São Paulo.
O 4º Flitabira acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro. Nesta edição, assim como ocorreu no ano passado, haverá a entrega do Troféu Juca Pato à jornalista e escritora Miriam Leitão, escolhida como a intelectual do ano de 2024, pelas mãos da escritora Conceição Evaristo, agraciada no ano passado.
Ainda em Minas Gerais, o escritor português participa do programa de entrevistas Sempre um Papo, com o seu idealizador e curador do Flitabira, jornalista Afonso Borges.
Valter Hugo Mãe é conhecido por sua prosa poética e pela profundidade emocional das suas narrativas. É autor de livros consagrados, dentre eles, As Doenças do Brasil, romance que se passa neste país, relatando diversas situações históricas, como a dos indígenas dizimados pelos colonizadores portugueses, assim como dos negros escravizados.
Outro romance consagrado é O Filho de Mil Homens, uma celebração da simplicidade e da beleza cotidiana de Crisóstomo, um pescador que, aos 40 anos, decide buscar o que lhe falta, ao se encontrar com Camilo, um órgão, e Isaura, uma mulher ainda virgem, formando uma família improvisada, com personagens carregadas de tragédias.
Outro romance de sua autoria é a Máquina de Fazer Espanhóis, romance que narra a história de António Jorge da Silva, barbeiro de 84 anos que se vê obrigado a investigar novas formas de conduzir sua vida depois de perder sua esposa.
Nesse livro, Valter Hugo aborda temas como a velhice, a solidão, a perda, a amizade e a ditadura salazarista, com um estilo de prosa que o seu conterrâneo José Saramago definiu como um “tsunami linguístico”.
Em Itabira, no 4º Flitabira, Valter Hugo Mãe lança no Brasil o seu último romance Deus na Escuridão.
Nesse romance, o escritor narra a história de dois irmãos na Ilha da Madeira. Lançado em Portugal em abril deste ano, narra a história dos irmãos Pouquinho e Felicíssimo, moradores de uma comunidade montanhosa chamada Buraco da Caldeira.
“Pouquinho nasce com uma condição física incomum, daí que Felicíssimo assume a responsabilidade de cuidar dele desde o nascimento.”
O autor explora a ideia de que “o amor fraterno pode ser comparado ao amor divino”, o que permite aos irmãos enfrentarem desafios com lealdade e resiliência, mesmo com a natureza indomável da Ilha da Madeira.
Assista depoimento do autor ao portal Fronteiras do Pensamento aqui:
Serviço
4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Toda programação digital estará disponível no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita
Acesse a programação aqui: https://flitabira.com.br/evento/programacao-nacional-internacional/
Amo os seus livros, ainda não tenho todos, mas em breve estarei apta a tecer comentários e quem sabe até questionamentos.Obrigada.