Com início da Black Friday nesta sexta (28), especialista destaca dicas para evitar golpes nas compras online

Arte: Divulgação

Diante do aumento de golpes no e-commerce, especialista destaca 8 cuidados essenciais para evitar prejuízos durante o período de promoções

A Black Friday é uma data que se tornou queridinha entre consumidores brasileiros, e esses se planejam durante boa parte do ano para economizar em suas compras na internet. Afinal, quem nunca aproveitou o décimo terceiro para comprar um celular, Smart TV ou quem sabe trocar a geladeira já cansada de trabalhar? Além disso, é também uma época excelente para garantir os presentes do Natal de forma antecipada.

Apesar de toda a animação com a data, o número de golpes aumentou ao longo dos anos. Segundo nova pesquisa do Instituto Datafolha, um em cada três brasileiros sofreu algum golpe na internet nos últimos 12 meses, o que leva o consumidor a redobrar a atenção na hora de comprar online.

Amador Neto, especialista em segurança da informação, alerta com base no relatório Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian, que quase metade dos consumidores (48,1%) já desistiu de concluir uma compra online por desconfiar de um site ou aplicativo.

Pensando nisso, ele reuniu oito dicas para você ter a Black Friday mais segura da sua vida, sem deixar de comprar o que deseja:

  1. Forma de pagamento:

    Um terço das pessoas foram vítimas de golpes ao pagar por boleto ou Pix. Caso tenha receio ao comprar de um determinado site, utilize a forma de pagamento Cartão de Crédito, pois através dela você poderá solicitar à instituição bancária a devolução do pagamento.

  2. Sites clonados:

    Muitos consumidores já compraram em sites clonados, cópias quase perfeitas das lojas autênticas, e esse golpe tem o nome de phishing. Utilize verificadores de sites como o Site Confiável ou Reclame Aqui, para checar se o endereço da loja é o correto para efetuar uma compra segura.

  3. Anúncios falsos em redes sociais:

    A agência Reuters recentemente noticiou que Facebook e Instagram faturaram cerca de 16 bilhões de dólares em 2024 com anúncios de golpes e produtos proibidos. Seja cauteloso com ofertas muito tentadoras ou que usem gatilhos de urgência ou escassez para você fazer uma compra através de anúncios nas suas redes sociais.
  4. Monitore preços:

    Se você já estiver a um bom tempo procurando um produto que deseja comprar, você saberá o preço médio do produto e não será pego desprevenido por golpistas ou lojistas de má-fé. Desconfie de promoções que oferecem o produto pela metade do preço ou algo fora da normalidade. Use ferramentas que monitoram o preço do produto tais como BuscapéZoom ou Reduza.
  5. Reputação é tudo:

    Sabia que, pode haver por aí, relatos de compradores falando da loja que você tanto deseja comprar? Verifique a reputação da loja em ferramentas como o Reclame AquiEbit e Procon.
  6. Mensagem de texto:

    Sabe aquele sms dos Correios pedindo para liberar uma encomenda, onde basta você realizar um pagamento? Isso é um golpe, pois os Correios não fazem esse tipo de solicitação. Quando algo assim aparecer, desconfie e procure as empresas oficiais e seus respectivos sites, para checar a informação.
  7. Use um Anti-Vírus:

    Tenha sempre um antivírus atualizado em seu computador ou prefira realizar seus pedidos através de seu celular para uma maior segurança dos dados.
  8. Fale com alguém de confiança:

    Seguiu as dicas e ainda tem receio de comprar? Converse com um parente ou amigo próximo para que ele possa te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de comprar e ajudá-lo a evitar cair em uma cilada digital.

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