Com atraso, imunização de crianças em Itabira tem início na segunda-feira com grupos prioritários
Foto: Divulgação
Enfim, uma semana após Gerência Regional de Saúde (GRS) entregar o primeiro lote de imunizantes específicos para o público infantil, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabira anuncia para a próxima semana o início da campanha de imunização para crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.
A campanha começa na segunda-feira 24 e na terça-feira (25), com início da imunização de crianças com comorbidades e deficiência permanente, com aplicação da primeira dose da vacina da Pfizer, na Policlínica Municipal, de 8h às 15h30.
Já nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) a aplicação do imunizante também acontece, mas com prévio agendamento, no horário de 7h às 17h.
Toda essa demora se deu, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, pela necessidade de se fazer treinamentos específicos das equipes que irão aplicar o imunizante, pelas especificidades e cuidados especiais que tem de ser com esse público. Esse treinamento, entretanto, deveria ter acontecido antes mesmo da chegada dos imunizantes, para que não ocorresse esse atraso.
“A vacinação começa na próxima semana, com os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização (comorbidades, indígenas, quilombolas)”. Para os que têm comorbidades e deficiência permanente é necessário apresentar laudo médico nesta primeira fase da campanha.
Para a criança ser vacina é preciso estar acompanhada dos pais ou responsáveis legais. Na ausência desses, é preciso um termo de autorização assinado por autoridade competente que permite a imunização do menor.
Mais vacinas para crianças chegam a Itabira
A DRS informa que continua com a distribuição das doses pediátricas para atender a esse público das microrregionais de Itabira, João Monlevade e Guanhães.
Nesta sexta-feira (21), foi entregue a 80ª remessa de imunizantes. No total, para o público infantil já foram distribuídas 2.660 mil doses. A dose ministrada em crianças corresponde à metade do que é aplicado em adultos
Segundo informa a assessoria da imprensa da DRS, o público-alvo nos 24 municípios que compõem a Regional de Saúde é de 38.031 mil crianças que estão nessa faixa etária.
A vacinação desse público infantil é considerada imprescindível para proteger e frear os avanços da covid-19. E também para a volta às aulas em segurança.
Saiba mais
Liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro de 2021, o uso do imunizante da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos sofreu atraso com a decisão de o Ministério da Saúde fazer uma audiência pública para atestar o que o mundo já sabia: a vacinação de crianças é segura e na maioria dos casos impede a infecção pela Covid-19 com as suas inúmeras variantes.
Em alguns casos, quando isso não é possível, impede que a o vírus provoque sintomas graves que podem levar a internação hospitalar e até mesmo ao óbito.
Nos Estados Unidos, a dose pediátrica vem sendo aplicada desde o início de novembro de 2021. Foi autorizada pela União Europeia no fim do mesmo mês. Em Minas Gerais só teve início em 14 de janeiro.
Mais informações sobre o imunizante pediátrico e a sua importância para a preservação da saúde das crianças podem ser acessadas no portal da Anvisa: www.anvisa.gov.br