Cidades históricas de Minas deliberam em reunião em Ouro Preto, na próxima semana, sobre a realização do carnaval 2022
Foto: Divulgação/ Secretaria de Turismo de Diamantina
Carnaval em Diamantina: decisão se haverá sai no dia 10 de dezembro.
No próximo dia 10 de dezembro, uma sexta-feira, a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais promove seu primeiro encontro pós-pandemia, e o cenário não poderia ser outro senão a cidade de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Na pauta do encontro, prefeitos e secretários municipais de cultura e turismo das cidades pertencentes à Associação – que juntas somam mais de 60% de todo o patrimônio histórico do Brasil – vão deliberar sobre o turismo no pós-pandemia, protocolos sanitários e medidas que serão adotados por seus receptivos turísticos.
Ponto importante da reunião será a definição, em conjunto, do calendário anual de eventos das cidades históricas de Minas Gerais para o próximo ano. E também a possível realização do carnaval 2022 nas cidades históricas mineiras que, tradicionalmente, são os mais festejados carnavais de Minas Gerais.
Nas palavras do presidente da Associação das Cidades Históricas, o prefeito de Itapecerica, Wirley Reis, “esse é o momento oportuno para discutirmos como vamos trabalhar nosso receptivo turístico para a retomada do turismo em nossas cidades e, principalmente, definirmos quanto a realização ou não dos nossos carnavais, que são os mais procurados de Minas Gerais.”
Para isso, a a associação vai ouvir cada cidade e seus representantes, prefeitos e secretários, avaliando assim como vamos proceder e quais medidas preventivas e os protocolos que devem ser adotados.
“Caso a decisão seja pela realização do carnaval, vamos decidir quais protocolos de segurança vamos seguir”, adiantou o prefeito de Itapecerica sobre a pauta de Ouro Preto.
O encontro das Cidades Históricas de Minas Gerais ocorrerá no próximo dia 10 de dezembro – sexta-feira, com início às 8h30, na Casa da Ópera de Ouro Preto, rua Brigadeiro Musqueira, 104, centro histórico.
Programação
8h30 – Abertura: – Wirley Reis, prefeito de Itapecerica e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais
– Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto e vice-presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais
– Julvan Lacerda, presidente da Associação Mineira de Municípios e 1º vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios
9h – Apresentação dos resultados do Plano de Ação das Cidades Históricas de Minas Gerais
9h30 – Explanação sobre os projetos e ações da ACHMG
10h30 – Calendário de Eventos das Cidades Históricas de Minas – 2022
11h15 – Roda de Conversa: – Carnaval 2022: Participação de prefeitos e secretários municipais
– Turismo no pós-pandemia: Apresentações e proposições das cidades
– Palavra livre
12 h – Avaliação e encerramento