Cemig muda layout da fatura de energia e reforça alerta contra golpes
Imagem: Divulgação/ Cemig
Uso dos canais oficiais é a principal forma de evitar prejuízos financeiros
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) mudou o layout da conta de luz em janeiro. A fatura agora tem cor verde mais vibrante, informações organizadas de forma simples e QR Code em destaque para pagamento via PIX. Apesar da divulgação nos canais oficiais, circulam golpes e informações falsas na internet.
A companhia alerta que os clientes devem usar apenas os canais oficiais para confirmar cobranças. O WhatsApp (31) 3506-1160 é a forma mais rápida de verificar débitos: basta salvar o contato, enviar “oi” e consultar pendências.
Nos pagamentos, é preciso conferir os dados. O beneficiário será sempre a Cemig Distribuição S.A. (CNPJ 06.981.180/0001-16). No PIX, a instituição recebedora deve ser o Banco Santander do Brasil S.A. (033).
Segundo o analista de Proteção da Receita da Cemig, João Dornelas, golpistas costumam abordar clientes com bom histórico de pagamento. Ele recomenda que, em caso de dúvida, o cliente procure imediatamente os canais oficiais: WhatsApp, site atende.cemig.com.br ou telefone 116, disponível 24 horas.
Havendo indícios de fraude, a orientação é registrar Boletim de Ocorrência. Entre os golpes mais comuns estão boletos falsos, ligações de supostos atendentes bancários, clonagem de WhatsApp e códigos de pagamento adulterados.
Novidades na fatura
O novo modelo faz parte da modernização dos sistemas da empresa. A fatura traz linguagem mais simples, menos termos técnicos e separação clara das informações essenciais, como valor e vencimento.
Outra mudança é a substituição do número de instalação pelo novo número da Unidade Consumidora, com 15 dígitos, padronizado pela Aneel. Durante a transição, o número antigo continuará válido por até 12 meses, sem impacto no cálculo da conta.








