Canção chilena de resistência à ditadura ganha versão brasileira e vira hino da frente antifascista pró-Lula
Imagem: Reprodução
Acaba de ser lançado e está viralizando na rede social a versão de O povo unido jamais será vencido, gravada pelo Coletivo Consciente de Orquestra e Coro, e que nesta reta final de campanha vem mobilizando e servindo de hino para a candidatura de Lula, virando hino da frente democrática que se formou para derrotar o nazifascismo que não pode prosperar.
A canção chilena El pueblo unido jamás será vencido foi composta por Sergio Ortega, gravada pelos grupos Quilapayún e Innti Illimani, dentre outros, para o movimento Nueva Cancion Chilena, um gênero musical e um movimento social de apoio ao governo socialista de Salvador Allende (1970-73), e depois de mobilização e resistência ao golpe militar que o derrubou, comandado pelo general Augusto Pinochet com o apoio dos Estados Unidos.
A versão brasileira disponível no Youtube é uma produção artística de rara beleza musical e de forte apelo nesse momento decisivo que vive o país. Emociona e ajuda a mobilizar a militância antifascista, tão necessária nesta hora de decisão e de grave ameaça à democracia e ao processo civilizatório que muito precisa avançar no Brasil.
Ouça e compartilhe