Campanha alerta para os riscos das queimadas e da poluição atmosférica em Itabira

Fotos: Carlos Cruz

“Quando a natureza sufoca, quem não respira é você”

Com os ventos fortes de agosto, é de prever que dias piores virão com as queimadas e incêndios florestais em Itabira e região, além das partículas de poeira que degradam ainda mais a qualidade do ar nesta época de tempo seco, com baixa umidade relativa do ar.

E todos sofrem, a natureza e as pessoas, principalmente as mais suscetíveis às doenças respiratórias, que representam a quase totalidade da população itabirana.

Para conscientizar a população sobre os malefícios das queimadas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (Semapa) lançou, em 13 de junho, durante reunião do Codema, a campanha de sensibilização e conscientização com o tema: Quando a natureza sufoca, quem não respira é você!.

Com a estiagem, a cidade sofre com queimadas e a poeira oriunda das operações da Vale, que tenta mitigar os impactos com medidas ainda insuficientes, como se observa na umectação realizada no alto da Serra do Esmeril

A proposta é alertar sobre os impactos das queimadas, buscando conscientizar a população. No entanto, a campanha ainda carece de maior visibilidade, sobretudo nas ruas e nos bairros mais afetados, em razão da ausência de uma comunicação de massa mais ampla e direta com os moradores.

Faltam ações mais incisivas por meio de outdoors, busdoors e outras mídias impressas e eletrônicas que extrapolem os canais oficiais e institucionais – e consigam alcançar as pessoas em seus cotidianos.

Esse tipo de divulgação é fundamental para romper a barreira da desinformação, atingir públicos diversos e estimular o engajamento necessário para que a mensagem ambiental se torne efetiva e eficaz na redução dos danos que as queimadas e os incêndios florestais acarretam a todos, indistintamente.

Balanço parcial revela aumento nas denúncias, mas piromaníacos seguem impunes
Princípio de incêndio florestal na região do Pontal, em área da Vale: ação de brigadistas impediu a propagação para outras regiões, além da abertura de aceiros para contenção

Nesta sexta-feira (8), também em reunião mensal do órgão ambiental municipal, foi apresentado um balanço da campanha – e das ocorrências de queimadas irregulares, tanto para limpeza de lotes vagos quanto criminosas, praticadas por contumazes piromaníacos que há muito já deveriam ter sido identificados e punidos.

Segundo a presidente do Codema, a secretária Elaine Mendes, nos primeiros meses do período mais seco deste ano, com a campanha em curso, foi observado um aumento expressivo nas denúncias encaminhadas pela população.

Em junho foram registradas seis denúncias, enquanto julho teve oito casos relatados ao órgão ambiental, Esse número, entretanto, embora possa parecer expressivo, não reflete o volume real de queimadas que têm ocorrido diariamente na cidade, em diferentes regiões.

As denúncias podem ser encaminhadas à Semapa pelo telefone (31) 3830-2137 e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Formação de brigadistas e blitzen nas ruas
Resultados da campanha e a formação de brigadistas foram divulgados na reunião do Codema

Outro ponto fundamental para enfrentar essa crise climática no município, que tende a se agravar nos próximos dias com as fuligens das queimadas e o pó preto carregado de partículas de minério de ferro, é a formação de brigadistas.

Entre os dias 7 e 9 de julho essa capacitação ocorreu em parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e o Instituto Bromélia, para atuarem principalmente no entorno das unidades de conservação ambiental.

Foi também destacadas as blitzen nas ruas e o reforço na fiscalização, embora até o momento sem a identificação e punição dos recorrentes autores das queimadas e incêndios florestais criminosos.

Escolas como multiplicadoras da conscientização contra queimadas

A campanha chega também às escolas municipais, por meio de professores, estudantes e da participação de toda a comunidade escolar.

“Já estaos levando ações educativas às escolas municipais, alcançando 1,5 mil alunos que ajudam a multiplicar informações sobre prevenção e os malefícios das queimadas”, informou a secretária.

A estratégia é clara: ao falar com as crianças, espera-se que a mensagem chegue com mais facilidade aos pais e vizinhos.

A campanha também está sendo divulgada nas redes sociais e nos sites da Prefeitura. “Periodicamente soltamos os posts de prevenção nas emissoras de rádio”, informou a secretária na reunião do Codema.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *