Câmara de Itabira aprova homenagens a Vovó Jejulia e Dona Naná, matriarcas da Pedreira e do Buieie

Em destaque, Vovó Jejulia, símbolo de acolhimento e resistência feminina em tempos de forte preconceito social

Foto: Acervo da família/
Reprodução

Na sessão legislativa desta terça-feira (30), a Câmara Municipal de Itabira aprovou por unanimidade dois projetos de lei que prestam tributo a figuras históricas e afetivas de comunidades locais: Vovó Jejulia, e Dona Naná, da comunidade rural do Buieie.

As homenagens foram propostas pelo vereador Hudson “Yuyu da Pedreira” Junior Diogo Santos (PSB), que destacou a importância de eternizar o legado dessas mulheres que marcaram gerações.

CRAS da Pedreira será batizado como “Vovó Jejulia”
O vereador Yuyu da Pedreira é o autor dos projetos que homenageiam Vovó Jejulia e Dona Naná (Foto: Carlos Cruz)

Com a iminente inauguração do novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro Pedreira, a Câmara aprovou a denominação do equipamento público como “Vovó Jejulia”.

A escolha do nome foi feita pela própria comunidade, que reconhece em Jejulia uma verdadeira matriarca. Falecida aos 104 anos, ela foi símbolo de acolhimento e resistência feminina em tempos de forte preconceito social.

Segundo o vereador Yuyu da Pedreira , Vovó Jejulia foi responsável por mais de 450 partos na região. E era conhecida por abrigar mães solteiras expulsas de casa, em uma época em que mulheres tinham pouca voz. “O CRAS da Pedreira não poderia receber outro nome. A comunidade se reuniu e escolheu por unanimidade homenageá-la”, afirmou o parlamentar.

Via de acesso ao Buieie receberá o nome de “Dona Naná”

Outro projeto aprovado denomina a principal via de acesso à comunidade rural do Buieie como “Rua Dona Naná”, em homenagem a Maria Ferreira de Oliveira, moradora que viveu por mais de 50 anos na localidade e faleceu no ano passado.

A homenagem coincide com a conclusão do tão aguardado calçamento da via, obra escolhida como prioridade no orçamento participativo municipal após décadas de espera.

“Essa obra é um marco para o Buieie. E nada mais justo que eternizar o nome de Dona Naná, que tanto contribuiu para a vida comunitária”, destacou o vereador.

As duas homenagens reforçam o reconhecimento da Câmara de Itabira às mulheres que, com coragem e generosidade, ajudaram a construir os laços sociais e afetivos de suas comunidades.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *