Bruno Valverde, baterista brasileiro, integra super banda de rock em Los Angeles, Estados Unidos
Foto e texto:
Daniel Cruz Fonseca*
O baterista brasileiro Bruno Valverde integrará uma banda de super estrelas do rock em Los Angeles. A banda, chamada Whom Gods Destroy, promete executar um rock progressivo de altíssima qualidade.
Criada pelo super guitarrista Bumblefoot (ex-Guns n roses e sons of apollo) e pelo tecladista Sherinian (ex-Alice Cooper, ex-Kiss e ex-Dream theater), a banda planeja lançar seu primeiro trabalho de inéditas, intitulado Insanium, em 2024.
Bruno Valverde, de apenas 33 anos, é também baterista da banda de metal Angra que acaba de lançar seu 11º disco “Cycles of pain” com bastante repercussão internacional.
O baterista conta que aprendeu a tocar o instrumento em igrejas evangélicas e que desde os 9 anos nunca mais largou sua paixão pela música. Além disso, já realizou várias turnês mundiais passando pelo Japão, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Espanha, França, Indonésia, Inglaterra, entre vários outros.
Já tocou em alguns dos maiores festivais do mundo como Rock in Rio, Hell Fest, Wacken, Open Air, Heaven and Hell, entre outros.
Ele já se apresentou em diversos programas na TV como no Programa do Jô, Altas Horas, Encontro com Fátima Bernardes, TV Cultura, Band TV, entre outros.
Pude assistir pessoalmente a doze shows deste baterista e é notória sua evolução com o passar dos anos. Misturando jazz, fusion com ritmos de percussão brasileira (maracatu, baião, etc) consegue criar um som completamente original no rock.
Sim, é verdade que a criação dessa mistura de rock com ritmos brasileiros vem de Confessori e do Cavalera, mas fazer isso acrescentando Jazz foi mérito do Valverde.
Além disso, ainda destaca sua facilidade em realizar Ghostnotes em um ritmo tão intenso como o rock.
Sem dúvidas, Bruno Valverde é um dos melhores instrumentistas brasileiros dos últimos anos e ver seu sucesso alcançar uma superbanda americana é a prova disso.