Boric, presidente do Chile, apoia a candidatura de Lula e diz que pensa muito diferente de Bolsonaro

Rafael Jasovich*

O jovem e recém-empossado presidente do Chile, Gabriel Boric, declarou publicamente o seu apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidente do Brasil.

Disse ainda que a sua gestão se alinhará com blocos que trazem “mais voz para América Latina”, a exemplo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), bloco regional intergovernamental composto por 33 países, criada em fevereiro de 2010 por ocasião da realização da Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe.

Desde então, a Celac vem promovendo reuniões ministeriais sobre mais de 20 temas de interesses dos países da região, como educação, desenvolvimento social, cultura, transportes, infraestrutura, energia.

Na segunda-feira (14), em sua primeira entrevista para a imprensa internacional após assumir a presidência do Chile, Gabriel Boric disse desejar ter uma boa relação com o Brasil após a eleição e posse de Lula.

Na mesma entrevista ele ressaltou que há grandes e evidentes divergências entre o seu governo e o atual brasileiro, liderado por Jair Bolsonaro (PL).

“É evidente que pensamos totalmente diferente do presidente Bolsonaro em matéria de consciência climática e direitos humanos, mas o povo brasileiro o escolheu e respeitamos isso”, afirmou Boric na coletiva de imprensa, realizada no Palácio de La Moneda.

O recém-empossado chefe de Estado chileno ressaltou as suas afinidades com o ex-presidente Lula, o qual tentou levar para sua posse. Lula, entretanto, recusou ao convite para que não fosse criado um incômodo diplomático com a gestão Bolsonaro.

Boric contou também que teve conversas com vários políticos do PT e ressaltou que é preciso “aprender com os erros que foram cometidos” no passado recente.

Foi quando ele explicitou seu apoio para o pleito eleitoral deste ano: “Estamos torcendo por uma vitória de Lula”.

*Rafael Jasovich é jornalista e advogado, ativista da Anistia Internacional. 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *