Bolsonaro é o ‘Véio do Tiro’ na parodia Pantanaro que circula na internet
Foto: Reprodução
A campanha sucessória à presidência da República já está nas “nuvens” tanto pelas fake news bolsonaristas, mas também em divertidas e críticas paródias, como se vê no vídeo Pantanaro, que utiliza-se de várias gafes e declarações preconceituosas do presidente Jair Bolsonaro (PL) para criticá-lo humordasticamente, ao mesmo tempo em que faz proselitismo com referências ao que houve de positivo no governo de seu principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2003 a 2010.
No vídeo, Bolsonaro é chamado de “Véio do Rio”, que remete à duas referências jocosas: o velho do rio, personagem de Osmar Prato na remake Pantanal, e ao “véio da Havan”, como ficou conhecido o bolsonarista Luciano Hang, dono da Havan, maior loja de departamento do país.
Com cenas da novela global, o vídeo faz referência às políticas públicas do governo petista, contrapondo-se às declarações desastradas, preconceituosas e de desrespeito à vida, mas destinadas à sua militância, do presidente Bolsonaro.
Na abertura, uma das personagens diz que o filho vai estudar, vai ser doutor, vai fazer faculdade, uma referência às políticas de inclusão social do governo Lula com os programas Pró-Uni e Fies, que abriram vagas em faculdades privadas para o estudante pobre. Isso enquanto novas universidades eram abertas por todo o país, inclusive em Itabira, com a instalação do campus da Unifei.
A satírica paródia pró-Lula, e de esculacho ao ainda presidente, prossegue por todo o curto Pantanaro, de apenas um minuto e 30 segundos.
A voz em off descreve a “história de uma família no coração do Brasil, o sonho de uma mãe batalhadora, o desejo de uma vida melhor”. E que é interrompida pela chegada do Véio do Tiro, ninguém menos que o presidente ainda atual.
É quando Bolsonaro aparece empunhando um triplé de câmera como se fosse uma metralhadora, imagem retirada de sua campanha eleitoral de 2018, dizendo que era para “metralhar a petralhada”.
Quando uma personagem da novela diz que acabou a água e pergunta o que hacer?, Bolsonaro responde: “Faz cocô dia sim, dia não, que melhora bastante.” Hilário.
Quando o jovem par romântico se encontra, e o galã apaixonado diz, “Juma você é como o ar que eu respiro”, Bolsonaro emenda: “Podemos até viver sem oxigênio.”
Para terminar, o vídeo fecha com Bolsonaro afirmando: “Quem não está contente, tem Lula 22”, disse ele, referindo-se à eleição presidencial de outubro e ao mesmo tempo em que induz o eleitor ao erro, como é de seu feitio, um vez que 22 é o número de seu partido, o PL.
Ou seja, é mais um fake news presidencial. O número do PT e de Lula é o 13, que é também Galo. E nem vai precisar ser de virada. E pela última pesquisa DataFolha, nem de segundo turno para defenestrar o Véio do Tiro.
Assista. E divirta-se.
veiodotiro