Bloco Sambalaio ocupa as ruas e celebra o samba em Itabira
Foto: Divulgação/ Sambalaio
Cortejo independente reúne artistas e comunidade em homenagem às mulheres do samba
O bloco Sambalaio realiza neste domingo ( 1º), seu cortejo de forma independente, celebrando o samba, a rua e a força coletiva que move o carnaval popular.
A programação começa às 13h, com uma roda de samba na rua Ipoema, 258, no bairro Pará.
O encontro reúne os artistas Ariella Torres, Dan Soares, Lukão e Dauria Jabuor, em uma tarde que será marcada por ritmo, celebração e integração comunitária.
Cortejo rumo à pracinha
Às 16h, o bloco parte em cortejo rumo à pracinha do Pará, levando sua bateria, vozes e energia para ocupar esse tradicional espaço cultural de Itabira com muito samba no pé.
Em seu terceiro ano, o Sambalaio reafirma sua vertente sambista e o compromisso com o samba como manifestação cultural, popular e coletiva.
Mulheres do Samba
Neste ano, o bloco traz como temática Mulheres do Samba, exaltando as vozes, histórias e a força feminina que constroem e sustentam o gênero ao longo do tempo.
A proposta reforça o papel das mulheres na preservação e na renovação dessa tradição musical brasileira.
Pré-Carnaval 2026 de Itabira com ocupações criativas
O Pré-Carnaval de Itabira, que neste ano tem como tema A cor dessa cidade, começa na quinta-feira (5), com o concurso para escolha do Rei e da Rainha do Carnaval 2026.
A noite segue com show musical e a apresentação do bloco E agora, Mofi, às 19h30, na avenida Daniel Jardim de Grisolia.
Na sexta-feira (6), a festa continua com apresentações musicais e cortejos de blocos que reforçam a pluralidade da folia.
Entre eles, os tambores do Calangodum, o irreverente Bloco do Cemitério e o vibrante Pedrinha que Brilha, além de convidados e atrações que ainda serão anunciados.
No sábado (7), é a vez do tradicional bloco Madalena não gosta de poema, com concentração às 17h na praça do Centenário.
O cortejo segue pelo centro histórico até a avenida DG, com Madalena prometendo arrastar uma multidão com irreverência e muita animação.
O pré-carnaval itabirano encerra no domingo, 8 de fevereiro, com os cortejos dos blocos Dinossauros Rock, Todas Fridas, Altamente e Filhos de Nandy.
A programação do pré-carnaval destaca a força dos blocos itabiranos, que dão o tom da festa com criatividade e participação coletiva.
Cidade como palco cultural
Com o tema A cor dessa cidade, o pré-carnaval deste ano busca valorizar o colorido dos foliões, a pluralidade de ritmos e narrativas dos que constroem Itabira diariamente.
Os cortejos percorrem ruas do centro histórico, dirigindo-se ao palco montado em frente à sede da FCCDA), na avenida DG.
O evento consolida-se como parte essencial do calendário cultural itabirano, transformando a cidade em um grande palco de celebração, encontro e pertencimento.
Como se dizia antigamente, na Itabira do Mato Dentro, “quem perder é mulher do padre”.








