Big Band do Cefart é aplaudida por público que curte jazz na praça Acrísio; domingo tem Quinteto Violado na Semana da Música de Itabira

Fotos: Mário Brito/
Ascom/FCDDA/
Divulgação

Apresentação consagra noite de terça-feira com jazz e ritmos brasileiros; programação segue até domingo com oficinas, concertos e shows musicais

A noite dessa terça-feira (16) foi marcada por uma apresentação de alto nível da Big Band do Cefart (Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado), formada por jovens músicos, na praça Acrísio de Alvarenga, dentro da programação da 11ª Semana da Música de Itabira.

Sob regência do maestro Camilo Christófaro, a banda foi aplaudida por um público pequeno, porém atento e seleto, que acompanhou com entusiasmo um repertório vibrante e sofisticado. A performance transitou entre o jazz e ritmos brasileiros como samba, bossa nova, soul, MPB, mas também pelo funk.

Criada para a formação dos alunos do Cefart, a Big Band alia prática pedagógica e performance artística, inspirando-se nas tradicionais orquestras de jazz norte-americanas.

Com formação típica (saxofones, trompetes, trombones, piano, contrabaixo, guitarra, bateria e vozes, belíssimas), a apresentação mostrou por que o jazz permanece como uma linguagem musical refinada – e capaz de dialogar com o gosto popular sem perder sua complexidade.

Também na terça-feira, o músico itabirano André Limma encerrou o workshop Muito além do piano: Timbres e linguagens no teclado, na Casa do Brás.

Com mais de 25 anos de carreira como compositor, produtor e educador, Limma compartilhou técnicas e reflexões sobre o uso expressivo dos teclados na música contemporânea, reunindo músicos e estudantes da cidade em uma atividade de grande relevância de formação musical.

André Limma encerrou o workshop Muito além do piano: Timbres e linguagens no teclado, na Casa do Brás

Oficinas, shows e concertos vão até domingo

A programação da Semana da Música segue nesta quarta-feira (17), com oficinas e apresentações que promovem vivências artísticas e celebrações culturais.

Às 15h, na Casa do Brás, acontece a oficina Vivência Percussiva, ministrada pelo grupo de Percussão da UFMG, convidando a comunidade para uma imersão rítmica.

Às 18h, o público poderá participar da oficina Afinação da Interioridade: a canção popular na musicalização de adultos, conduzida pelo cantor e compositor Kristoff Silva, no Teatro da FCCDA.

Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

A programação da noite começa às 19h com a apresentação do grupo de Percussão da UFMG, sob regência do maestro Fernando Rocha, na Casa do Brás.

Para encerrar a agenda do dia, às 20h, o Coral da FCCDA se apresenta na Catedral Diocesana de Itabira, sob regência de Renato Pedroso, em um recital preparado especialmente para o evento.

Já na quinta-feira (18) às 15h, Paulo Henrique Pinto Coelho (Pity) ministra a oficina Jogos, brinquedos e brincadeiras musicais, na Casa do Brás. Às 20h, o Duo Faria & Faria se apresenta no mesmo local, com repertório de música instrumental brasileira.

Quinteto Violado encerra a Semana da Música com show Sertão, no domingo (21), às 16h, no teatro da FCCDA

Na sexta-feira (19), às 15h, o percussionista Fernando Rocha conduz a oficina Percussão Corporal, no Teatro da FCCDA. Às 20h, o grupo Choro de Minas realiza apresentação na Casa do Brás, celebrando o gênero com releituras contemporâneas.

No sábado (20), a cantora e preparadora vocal Regina Machado ministra a oficina Corpo e Voz, no Teatro da FCCDA. Às 17h, o violonista Tabajara Belo realiza a oficina Interpretação e Arranjo para Violão Solo, na Casa do Brás.

Às 18h, será exibido o documentário Texturas do Pinho: dez estudos e outros temas, seguido de conversa com Tabajara Belo, também na Casa do Brás.

E às 20h, a Orquestra de Câmara da FCCDA se apresenta na Catedral Diocesana de Itabira, sob regência do maestro Claudio Lage, recentemente reconduzido à função.

O encerramento da Semana da Música acontece no domingo (21), às 16h, com o show Sertão, do Quinteto Violado, grupo consagrado da música nordestina e instrumental brasileira, que sobe ao palco do Teatro da FCCDA para fechar esse grande evento da semana da música itabirana.

Confira a programação da Semana da Música.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *