“André Viana ajudou costurar acordo com outros conselheiros e governo”, registra a Folha de S.Paulo sobre a eleição do novo presidente da Vale

O presidente do Metabase participou ativamente das negociações para a escolha de Gustavo Pimenta para presidir a Vale a partir do próximo ano

Foto: Divulgação

O vice-presidente executivo de Finanças e Relações com os  Investidores, Gustavo Pimenta, foi eleito por unanimidade novo presidente da mineradora Vale S.A, na noite dessa segunda-feira (26). pelo Conselho de Administração da Vale para suceder Eduardo Bartolomeo, que deixa a presidência em 31 de dezembro.

A sua aprovação foi consensual e por certo agrada governo e investidores, acredita André Viana Madeira,presidente do Sindicato Metabase de Itabira e representante dos trabalhadores da mineradora no Conselho de Administração. “A solução caseira certamente vai ser muito bem recebida pelos nossos representados”, ele acredita, após ter participado intensamente do processo sucessório desde o seu início.

A Folha de S.Paulo registrou nessa mesma segunda-feira: “A solução interna era defendida por alguns conselheiros, como o representante dos trabalhadores, André Viana, que ajudou a costurar um acordo, em articulações com outros conselheiros e agentes externos, como o governo.”

Quem é Gustavo Pimenta

Gustavo Pimenta tem vasta experiência nos setores financeiro, de energia e mineração, com atuação em grandes corporações no Brasil, nos Estados Unidos e Europa.

Assumiu o cargo vice-presidente executivo da Vale em 2021. É economista mineiro, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas (Face), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na Vale lidera estratégias financeiras e também a relação com investidores, responsável também pelos comunicados com o mercado.

A sua escolha, por unanimidade, foi sufragada pelos conselheiros Daniel André Stieler, atual presidente do Conselho de Administração da mineradora, e João Luiz Fukunaca, presidente do fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, maior acionista individual da Vale, detendo 8,7% do pulverizado capital da mineradora – um indicador de que a escolha de Pimenta é também palatável ao Governo Federal.

É que observa também o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração, André Viana, que ajudou a sufragar o nome do novo presidente da Vale, que assume em 31 de dezembro no lugar do atual CEO Eduardo Bartolomeo. “A escolha de Gustavo Pimenta é resultado de uma ampla e democrática discussão, que contou com consultoria especializada”, conta o sindicalista.

“Ele tudo para transformar a Vale na empresa de mineração que defendemos, alinhada às práticas modernas de gestão e de transparência, respeitando os trabalhadores como propulsores do seu desenvolvimento, o que certamente trará bons resultados para os acionistas”, ele acredita.

André Viana espera também que o novo presidente da Vale atue alinhado com as expectativas de desenvolvimento do país, conforme defende o presidente Lula, como também com os governos estaduais e municipais. “A Vale é uma empresa privada, mas explora recursos minerais, que são concessões do Estado estratégicos para o país. É natural que ela participe de grandes projetos vitais para o país”, avalia André Viana.

O  presidente do Metabase espera também que, além de construir um novo relacionamento com as comunidades onde a empresa atua, Gustavo Pimenta conduza a empresa investindo firme e cada vez mais em minério de ferro, mas também em outros minerais estratégicos (cobre, níquel), que são metais que serão fortemente demandados para o mundo fazer a transição energética rumo a um novo modelo econômico sustentado em energias limpas.

“É assim que estaremos, trabalhadores e acionistas da Vale, contribuindo para mitigar as mudanças climáticas e alcançar as metas do Acordo de Paris, para que possamos assegurar um mundo sustentável para as gerações atuais e futuras”, defende André Viana.

Saiba mais sobre o novo presidente da Vale

Executivo com experiência global nos setores financeiro, de energia e mineração, Gustavo Pimenta tem uma carreira desenvolvida ao longo de mais de 20 anos no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Em 2021, assumiu a posição de vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale S.A. Também foi responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização.

Antes de juntar-se à Vale, Pimenta foi executivo da AES por 12 anos, acumulando ampla experiência como CFO Global, diretor de Planejamento e Estratégia e Vice-presidente de Performance e Serviços da empresa, informa a Vale em comunicado ao mercado.

Atuou também atuou como Vice-presidente de Estratégia e M&A no Citigroup em Nova Iorque. É formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getúlio Vargas.

Pronunciamentos

Em seu pronunciamento após a escolha, o novo presidente da Vale agradeceu a confiança do Conselho para liderar a Vale nesse novo ciclo. “Vamos juntos nessa jornada, intensificando o diálogo com todos os nossos stakeholders e priorizando a segurança das pessoas, das operações e do meio ambiente”, enfatizou.

“Tenho certeza de que seguiremos avançando em nossa missão, com foco em geração e distribuição de valor, elevando a Vale a patamares ainda mais altos”, acrescentou Gustavo Pimenta.

O atual presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, disse estar otimista com a escolha de Gustavo Pimenta para liderar a Vale. “É um profissional com reconhecida competência e compromisso com a Vale do Futuro, uma Companhia que se torna mais segura e confiável a cada dia”, ele vislumbra.

“Com Gustavo Pimenta, acredito que a Vale seguirá firme em sua jornada rumo à liderança na mineração sustentável e na criação de valor para todos os stakeholders”, projeta Bartolomeo que segue na presidência da Vale até o fim do ano.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *