Água represada em lote na Vila Paciência deixa de existir com Túnel Bala; conclusão da obra está prevista para antes do período chuvoso
Foto: Carlos Cruz
Um entupimento de galeria abaixo da avenida France de Paulo Andrade, na Vila Paciência, acabou por impedir o escoamento de água de chuva em um lote pertencente à mineradora Vale. O fato ocorreu há mais de duas décadas.
Com isso, foi formado uma lagoa nada natural, causando transtornos e riscos de doenças aos moradores com a proliferação de vetores (pernilongo, mosquito da dengue, aracnídeos), além de invasão da água represada em residências mais próximas.
Há mais de 20 anos os moradores aguardam pelo fim desse problema ambiental, mas sem que fosse apresentada solução com execução de medida saneadora.
Pois agora, segundo informou a secretária municipal de Obras, Elaine Mendes, em reunião do Codema, na sexta-feira (14), antes de ter início o período chuvoso a lagoa deixará de existir, com a solução definitiva de engenharia encontrada para o escoamento da água das chuvas.
“Vai ser com a abertura de um Túnel Bala, uma obra subterrânea que já está sendo executada para ser concluída antes das chuvas”, ela projeta.
“É uma obra complexa que exigiu muito cuidado. O ‘ponto de ataque’ saiu mais abaixo e foi encontrado conforme projetado”, explicou a secretária aos conselheiros do órgão ambiental municipal.
Túnel Bala é uma solução de engenharia não destrutiva, utilizada em obras de drenagem para travessias subterrâneas. Para a sua execução, são utilizadas galerias pré-moldadas de alta resistência.
É considerado um método eficaz para criar passagens subterrâneas sob vias urbanas sem interromper o tráfego de veículos. Com ele, a drenagem da água da chuva ocorrerá sem interrupção, com total estabilidade das estruturas a jusante.
Causa possível
Em reunião do Codema, em 11 de março de 2022, o representante do sindicato Rural, Itaélio Cabral contou que a lagoa se formou depois de ocorrer descarrilhamento de pedras em terreno vizinho abaixo, após a execução de serviço de terraplenagem.
Como paliativo, em anos anteriores foi feito o bombeamento da água represada, mas sem muito resultado, uma vez que, com as chuvas persistentes, a lâmina d’água na lagoa era reconstituída e transbordava.
Espera-se, com a obra de engenharia que está sendo executada pela prefeitura, uma solução definitiva com a eliminação da lagoa, colocando fim aos riscos que ameaçavam a vizinhança.
Estive hoje lá na obra do “túnio bala”, na Vila Paciência e pude verificar a voracidade da noticia. Fui atendido muito bem por funcionário da empresa que informou que até julho/24 a obra estará concluída. Agradecer a Interassociação- Associação de amigos de bairros de Itabira, através de seus representantes no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Itabira, que não medio esforços para levar e comprar dos gestores municipais, a conclusão da obra de esgotamento da lagoa da Vila Paciência. Agradecer também ao atual presidente do Codema, Denis Lott, que soube ouvir o representante da comunidade e levou o assunto ao prefeito municipal Marco Antônio Lage.
Fazer umas correções: verocidades da notícias.
Mediu esforços.
E cobrar dos gestores….