A vacina contra a dengue é eficaz e segura, confirma a primeira meta-análise global

Foto: Paulo Pinto/
Agência Brasil

A vacina contra a dengue tem uma taxa de eficácia de mais de 50% na redução de casos de doença, com efeitos duradouros e um perfil de segurança muito bom

 

Ecodebate – Isso é confirmado pela primeira meta-análise global sobre a eficácia do TAK-003, mais conhecido como Qdenga: a única vacina aprovada até hoje na Itália e muitos países europeus para combater a dengue. Publicado na revista Vaccines, o estudo foi conduzido por estudiosos da Universidade de Bolonha e da Universidade de Ferrara.

“Esta é a primeira análise global abrangente e estamos muito satisfeitos com os dados”, diz Lamberto Manzoli, diretor da Escola de Especialização em Higiene e Medicina Preventiva da Universidade de Bolonha, que coordenou o estudo. “Não foi uma conclusão precipitada: levou muitos anos para desenvolver uma vacina com resultados tão bons.”

O vírus da Dengue, transmitido por certas espécies de mosquitos, infecta cerca de 400 milhões de pessoas anualmente nas regiões mais quentes do planeta, causando mais de 3 milhões de mortes.

A mudança climática também está expandindo o habitat dos mosquitos que transportam o vírus, levando a novos surtos de dengue em um número crescente de países. Mesmo na Itália, com o aumento contínuo dos casos, a doença é um grande problema de saúde.

Atualmente, não há terapia eficaz contra a doença, e as ações de remediação ambiental contra mosquitos não podem eliminar o risco de epidemias. A única estratégia de prevenção é, portanto, a vacinação.

Aprovada na Europa em dezembro de 2022, a vacina TAK-003, mais conhecida como Qdenga, mostrou resultados muito promissores. No entanto, até agora, não estava disponível uma estimativa abrangente de sua eficácia e segurança.

Os pesquisadores examinaram e cruzaram dados dos 19 estudos científicos realizados até agora sobre a vacina, para encontrar evidências sólidas de sua capacidade de combater a doença.

No geral, os casos de mais de 20.000 indivíduos envolvidos nos vários testes foram considerados, mesmo mais de um ano após a última administração, ambos com uma dose única e com ambas as doses necessárias para a vacinação completa.

Os resultados mostram que a vacina reduz o risco de contrair a doença em mais de 50%, com um alto perfil de segurança.

Entre aqueles que receberam ambas as doses, mais de 90% desenvolveram anticorpos contra a dengue, e a resposta é muito positiva mesmo entre aqueles que receberam apenas uma dose: mais de 70% dos adultos e mais de 90% das crianças e adolescentes desenvolvem anticorpos.

“Dados os resultados em termos de segurança, imunogenicidade e eficácia, a administração de duas doses pode, sem dúvida, ser uma ferramenta fundamental para a prevenção da dengue”, confirma Maria Elena Flacco, diretora da Escola de Especialização em Saúde Pública da Universidade de Ferrara e principal autora do estudo.

“A vacina atualmente disponível pode, portanto, ser muito útil não apenas para populações em áreas endêmicas, mas também para viajantes de áreas não relacionadas a riscos”.

Fonte: Università di Bologna

A vacina contra a dengue é eficaz e segura

Referência:

Flacco, Maria Elena, Alessandro Bianconi, Giovanni Cioni, Matteo Fiore, Giovanna Letizia Calò, Gianmarco Imperiali, Vittorio Orazi, Marco Tiseo, Anastasia Troia, Annalisa Rosso, and et al. 2024. “Immunogenicity, Safety and Efficacy of the Dengue Vaccine TAK-003: A Meta-Analysis” Vaccines 12, no. 7: 770. https://doi.org/10.3390/vaccines12070770

 

 

i

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *