A praça Acrísio de Alvarenga era só de passagem, agora é do povo para diversão, esporte, arte e muitos encontros em Itabira
Fotos: Wil (drone)/ Carlos Cruz
A praça Acrísio de Alvarenga, construída pela administração do ex-prefeito Jairo Magalhães Alves (1979/82) foi inteiramente reformada e virou outra, com mais funcionalidades e áreas de lazer.
Passa a ser uma das poucas da cidade a ter banheiros públicos, a outra é a também reformada praça José Máximo Resende, no bairro Campestre. As demais praças da cidade ainda não têm esse equipamento básico de civilidade e acolhimento urbano.
Trata-se, portanto, de um equipamento essencial em uma cidade que quer ser cada vez mais turística e se prepara para virar macrorregional em saúde, que recebe sobretudo pacientes SUS.
Daí que precisa ser cada vez mais receptiva e oferecer um mínimo de conforto para receber pessoas da zona rural e de outras cidades, o que inclui disponibilidade desse equipamento básico, que são os banheiros públicos.
Mas a funcionalidade da nova praça, que será reinaugurada no aniversário de emancipação política de Itabira, na quarta-feira (9), não se restringe à instalação de banheiros públicos.
É muito mais que isso. Passa a ter muitos outros atrativos com muitos espaços esportivos e recreativos. Tanto que já se tornou um ponto de encontro de itabiranos e visitantes.
A praça não é mais uma simples rotatória, com caminhos internos para passagem de pedestres e encontros fortuitos.
É agora um local de encontro das famílias, adultos e crianças, dos esportistas e dos contemplativos. O espaço foi inteiramente transformado, mantendo-se o máximo da arborização original.
Foram criados espaços esportivos com quadras de areia e de basquete, playgrounds, pista de caminhada, ciclovia, anfiteatro.
Enfim, virou um espaço aberto inteiramente voltado para o bem-estar de todos que a frequentam. Há, ainda, espaços para feiras livres, como já ocorria anteriormente na velha praça redonda.
Iluminação
A iluminação foi substituída. A praça agora conta com iluminação indireta e cênica, proporcionando segurança, acessibilidade e conforto aos visitantes, cobrindo toda a sua área, sem pontos cegos e áreas escuras.
Com lâmpadas LED, está em dia com a busca da eficiência energética, reduzindo consumo e custos operacionais. Passa a contar com uma iluminação suave, sem causar ofuscamento, proporcionando uma visão noturna agradável aos olhos.
A iluminação destaca também a beleza da praça, os seus elementos arquitetônicos e paisagísticos.
Promove um ambiente agradável e acolhedor, um convite às atividades esportivas noturnas ao ar livre, com caminhadas, exercícios e muitos encontros sociais, fortalecendo os laços comunitários.
Outro aspecto importante é a garantia de acessibilidade, para que todos indistintamente, incluindo idosos e pessoas com mobilidade reduzida, possam usufruir desse novo espaço urbano no coração da cidade.
A praça Acrísio de Alvarenga é agora definitivamente do povo itabirano e de todos que vêm visitar a cidade.
Não é mais apenas um lugar de passagem. É agora um espaço aberto e democrático de acolhimento, um ponto de encontro e confluência de pessoas de todas as idades.
Ficou ótima! Mas os containers..😑