A Era das Narrativas
Imagem: Reprodução/Facebook
Surpreende que no século XXI ainda haja quem conteste a importância das vacinas. Quando tudo é contestado, vivemos uma Era das disputas de Narrativas
Por Montserrat Martins
EcoDebate – De que você precisa para ser feliz, saúde, emprego, amor, família? As coisas mais básicas parecem fatos concretos (que você tem ou não tem, ou “mais ou menos”) mas existe uma subjetividade até mesmo na saúde, como vimos agora nas polêmicas em torno da Covid.
Informações médicas eram contestadas por grupos com teorias diferentes, redes de teorias da conspiração se disseminaram na internet, justificando a ironia que “se você não está confuso, está mal informado”.
Que tempos são esses em que vivemos, no século XXI, que era para ser uma era de enorme progresso tecnológico, avanço científico, civilizatório, humanitário? Tempos atrás, se acreditava que o futuro traria a felicidade através do progresso da Medicina, da Economia, da sociedade, enfim.
Mas já havia pensadores críticos sobre a “sociedade de massas” em que o mundo se transformou, o qual (após milênios) há meio século mudou radicalmente com a maioria da população vivendo em cidades, com a formação de grandes regiões metropolitanas.
“Era do Espetáculo” é outra característica da sociedade de massas, onde para se destacar você tem de fazer algo “espetacular”, como você vê nos vídeos no youtube que “viralizaram”. “Era da Incerteza” é uma realidade também, pois “tudo que é sólido desmancha no ar”, outra expressão para isso é de “Era Líquida”.
Ninguém mais tem certezas sobre os relacionamentos, por isso prosperam religiões que prometem “casamento blindado”. Ausência de certezas que gera a Era da Angústia (ou depressão).
As transformações assustam, prosperem pelo mundo movimentos políticos “tradicionalistas”, buscando reviver as certezas do passado, mesmo que seja uma volta à forma de pensar da Igreja medieval e até da Inquisição em certos aspectos, mas que proporciona algumas convicções simplórias, do tipo “menina veste rosa, menino veste azul”.
Surpreende que no século XXI ainda haja quem conteste a importância das vacinas. Quando tudo é contestado, vivemos uma Era das disputas de Narrativas. “Numa guerra a primeira vítima é a verdade” e em 2022 essa vítima padecerá como nunca, em ano eleitoral.
A realidade não importa para os grupos que disputam sua adesão à visão de mundo deles. O século XXI não é (como imaginávamos) das verdades consensuais. É a Era das (disputas de) Narrativas, onde a felicidade não depende só da Ciência, mas também da Literatura.
*Montserrat Martins é Médico Psiquiatra
Pois é!
Quando nós anos 80 pensávamos o aconteceria no próximo século?
Algum apostavam na exploração do espaço, aeronaves que nos levasse- nos a passar férias na Lua ou em planetas desconhecidos, outros que teríamos a cura total ou até extinção do Câncer, outros q teríamos acabado com a destruição da natureza, q teríamos mais proteção aos indígenas etc, sonhávamos q nesse século seriam muito mais civilizados no ponto de vista da felicidade, do amor, da educação sonhávamos com um mundo mais humanizado.
E o q aconteceu?
Infelizmente voltamos a séculos atrás, com pessoas discutindo se a terra é plana, pessoas discutindo a cor da pele, outras impondo a sexualidade de outras, impondo liberdade de expressão q nada mais é q liberdade de não cumprimentos de leis já discutidas para construir uma sociedade organizada sem baderna, pessoas que só pensam no próprio umbigo e q nada mais importa, ressuscitando práticas nazista, , escravidão e de guerra.
Não, não podemos deixar ir avante esses ressurgimentos dessas práticas, temos q dar um basta e para isso precisamos Lutar com as forças da Inteligência, da Humanidade,do Amor, da Simplicidade e muito mais.
Precisamos de mundo melhor
Muito bom,esclarecido de fácil entendimento.
Muito bom o texto.Cheio de verdades e muito esclarecedor.
Não é só o Brasil que vive esse contexto. O mundo está precisando se “humanizar” e se compreender. As pessoas que “estão” bem de saúde precisam ter bondade e respeito para com as demais que necessitam cuidar e recuperar sua saúde física, mental e espiritual .
Excelente reflexão! Precisamos seguir no sentido da superação das questões resolvidas ao longo do tempo. O momento presente exige de nós novos debates, novas maneiras de pensar, de agir, enfim, precisamos nos conectar com as pautas desse novo tempo, que nos conduzirá a um futuro de mais humanidade e mais respeito ao meio ambiente.