Lula em Itabira será o primeiro presidente a visitar a cidade mantendo contato com o povo
O prefeito Marco Antônio Lage com o presidente Lula, em 14 de março de 2023, em Brasília
Foto: Ricardo Stuchert/PR
Presidente participará da inauguração do serviço de radioterapia no Hospital Nossa Senhora das Dores, com recepção popular organizada pelo diretório municipal do PT
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega a Itabira na quinta-feira (11). Segundo informações do diretório municipal do PT, a militância vai recepcioná-lo no campo do Valério, de onde seguirá em carreata até o campo do Ivipa, ao lado do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD).
O palanque para receber o presidente já está sendo montado no campo do Ivipa, onde, às 10h, Lula participará da inauguração do serviço de radioterapia para tratamento de câncer, viabilizado com recursos da ordem de R$ 25 milhões repassados pelo Governo Federal. No local, o presidente fará a inauguração e discursará para o público presente.
Segundo o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), que será o “anfitrião juntamente com o povo de Itabira”, a expectativa é reunir cerca de 2 mil pessoas no campo e na área anexa de estacionamento. “Será a primeira vez que um presidente vem a Itabira para encontrar com o povo”, afirmou.

Visitas anteriores de presidentes
De fato, os presidentes anteriores que passaram por Itabira não sentiram o cheiro do povo. Em 1971, o então presidente-general Emílio Garrastazu Médici esteve na cidade para inaugurar a usina Cauê, em uma passagem rápida pela mineradora.
Pisou apenas no solo da Vale e seguiu com sua caravana em alta velocidade passando em frente ao antigo Parque de Exposições, na saída para Belo Horizonte, sob aplausos dos áulicos apoiadores do regime militar e bandeirolas agitadas por estudantes, mas sem contato direto com a população. Médici governou o Brasil de 30 de outubro de 1969 a 15 de março de 1974.
Outro presidente que passou por Itabira foi Fernando Collor, em 6 de agosto de 1991, quando lançou o projeto Itabira Verde Novo, pelo qual a mineradora prometeu — e não cumpriu — plantar 1,5 milhão de árvores na cidade para amenizar a emissão de poeira. Na ocasião, Collor plantou uma árvore no Parque do Itabiruçu, hoje desativado.

Lula já é de casa
A visita desta quinta-feira será a quarta de Lula a Itabira, mas a primeira como presidente da República. Antes, ele esteve na cidade em 24 de agosto de 1980, quando se reuniu com trabalhadores e militantes do PT, na praça Nico Rosa, ao lado da sede do Grêmio, no centro.

A segunda visita ocorreu em 15 de julho de 1992, durante a campanha municipal de Jackson Tavares, que disputava a prefeitura com dona Sinhá como vice. Tavares perdeu por pequena margem para Li Guerra, eleito com 12.512 votos (24,41%), contra 12.705 votos (24,04%) do candidato petista.
Já a terceira visita aconteceu em 31 de setembro de 1994, na campanha contra a privatização da Vale, quando Lula participou de ato público em palanque armado na antiga quadra esportiva entre a avenida Carlos Drummond de Andrade e a rua Irmãos de Caux.
A privatização da então estatal Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) acabou ocorrendo em 6 de maio de 1997, quando o governo de Fernando Henrique Cardoso vendeu o controle da empresa em leilão realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, pela quantia de US$ 3,3 bilhões.

Cerimônia
Além da presença de Lula, a solenidade de inauguração do serviço de radioterapia contará também com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A visita presidencial reforça a importância do tratamento oncológico de alta complexidade, que atenderá pacientes de 27 cidades da região de Itabira, reduzindo deslocamentos para outros centros e garantindo mais conforto e qualidade no atendimento.
O evento será aberto ao público e acontecerá no campo do Ivipa, ao lado do HNSD, oferecendo amplo espaço para a participação da população, autoridades e profissionais da saúde.
“Receber o presidente Lula e o ministro Padilha em nossa cidade, para celebrar esse momento, demonstra a relevância desse investimento para o país, para nossa cidade e região. Convido toda a população a participar desse evento histórico, que vai transformar o atendimento dos nossos pacientes oncológicos”, destacou o prefeito Marco Antônio Lage.









