Flitabira abre a sua quinta edição com condenações ao massacre no Rio e celebra Dona Rosinha, do Quilombo Morro de Santo Antônio

Fotos: Carlos Cruz

Festival literário reúne grandes nomes da literatura brasileira e valoriza vozes locais e ancestrais

A abertura oficial do 5.º Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), realizada nesta quarta-feira (29), no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), foi marcada por pronunciamentos contundentes contra o massacre ocorrido nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro.

A operação policial, considerada a mais letal da história do país, deixou 121 mortos, segundo dados da Polícia Civil, incluindo quatro policiais.

Muitos dos autores convidados já estão em Itabira. Na primeira fila, à direita, está Ignácio de Loyola Brandão,  autor homenageado, contista, romancista, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras

Esse triste e trágico episódio foi citado por curadores e autores como um alerta grave sobre os rumos da democracia, da segurança pública e da liberdade de expressão no Brasil.

O curador do festival, jornalista Afonso Borges, falou com indignação: “Estou em pânico com o que está acontecendo este ano no Brasil.”

Ele classificou o massacre com um dos atos mais truculentos da repressão policial no país. “A gente ainda vai refletir sobre isso e colocar essas pedras no seu lugar.”

Dona Rosinha lança livro de memórias ancestrais
Marco Antônio Lage classificou o livro Memórias do meu Quilombo, de Dona Rosinha, como o lançamento mais significativo desta edição do Festival Literário Internacional de Itabira

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) destacou o envolvimento das escolas públicas como um dos legados mais importantes do festival.

Ele citou o lançamento do livro Memórias do meu Quilombo, de Dona Rosinha, líder comunitária da comunidade quilombola Morro de Santo Antônio, como o momento mais significativo desta edição do festival.

“Para mim, é o lançamento mais importante do Flitabira este ano. Dona Rosinha é base das nossas raízes ancestrais e publica este livro com apoio da Conceição Evaristo”, afirmou.

O prefeito compartilhou ainda um momento especial que teve com Dona Rosinha. “Hoje ela foi à prefeitura levar o livro para mim, muito amorosamente, e disse: ‘prefeito, eu reservei para um segundo livro as minhas histórias picantes.’ Isso é maravilhoso.”

O lançamento do livro Memórias do meu Quilombo acontece nesta quinta-feira (30), às 18h, com participações de Conceição Evaristo, Fabiano Piúba e Luana Tolentino.

Patrocínio
“Esse festival deixa legado na promoção da leitura e da literatura, trazendo discussões urgentes. O projeto educativo é incrível”, disse Wagner Tameirão, do Instituto Cultural Vale, com Afonso Borges

Representando o Instituto Cultural Vale, Wagner Tameirão reforçou o papel da literatura como ferramenta de transformação social. E destacou o impacto do Flitabira nas escolas públicas.

“Esse festival deixa legado na promoção da leitura e da literatura, trazendo discussões urgentes. O projeto educativo é incrível”, afirmou.

Ele também anunciou a volta ao Flitabira da exposição Oriará – Arte e Educação em Movimento, promovida pelo Memorial Minas Gerais Vale, com obras de artistas negros e indígenas de Minas Gerais.

A mostra será realizada no hall da FCCDA até 2 de novembro, com visitas guiadas.

O trio itabirano Doce de Coco, formado por Élcio Arruda (pandeiro), Melquiades (saxofone) e Carlos Oliveira (violão), se apresentou no coreto do festival
Programação desta quinta valoriza autores locais e grandes nomes da literatura

O segundo dia do 5º Flitabira contará com apresentações voltadas ao público infantojuvenil, que seguem até a parte da tarde.

Às 11h, tem início a programação local, no auditório da Biblioteca Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto, com mesas com o tema Rosa do Povo – política, memória, história, amor e literatura, com Maxsandro Ferreira Soares, Graça Lima e Delci Cristina.

A partir das 17h, tem início a Programação Nacional/Internacional, com a mesa Futuridade, ancestralidade e a irracionalidade da imaginação, reunindo Jeferson Tenório, Bianca Santana e Sérgio Abranches, sob mediação de Afonso Borges.

Ao longo da noite, outras quatro mesas reúnem nomes como Dona Rosinha, Conceição Evaristo, Luana Tolentino, Isabela Noronha, Silvana Tavano, Teresa Cárdenas, Myriam Scotti, Cláudia Flor D’Maria e Ignácio de Loyola Brandão.

Encerrando a programação desta quinta-feira, o espetáculo Xirê: Herança Ancestral, com Acauã Ranne, será apresentado no Coreto do festival, na avenida Daniel de Grisolia, às 20h30, celebrando a força da cultura afro-brasileira e o diálogo entre arte, memória e espiritualidade.

Peças do artesanato itabirano estão expostas e à venda no Flitabira da Gente

Agende-se para esta quinta-feira (30)

Programação Nacional/Internacional 
A livraria do festival reúne clássicos e lançamentos recentes de autores brasileiros e estrangeiros

17h: Sérgio Abranches, Jeferson Tenório, Bianca Santana e Afonso Borges (Mediação) – Tema: Futuridade, ancestralidade e a irracionalidade da imaginação. Local: Teatro.
18h: Dona Rosinha, Conceição Evaristo, Fabiano Piúba e Luana Tolentino (Mediação) – Sobre o livro “Memórias do meu Quilombo” – Tema: Memórias do meu Quilombo. Local: Teatro.
19h: Isabela Noronha, Silvana Tavano, Teresa Cárdenas e Afonso Borges (Mediação) – Tema: Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo. Local: Teatro.
20h: Airton Souza, Myriam Scotti, Cláudia Flor D’Maria e Lívia Sant’Anna Vaz (Mediação) – Tema: Oralidade e escrevivência: tecendo saberes e memórias socioculturais. Local: Teatro.
21h: Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior, Ignácio de Loyola Brandão e Sérgio Abranches (Mediação) – Tema: A ficção entre a denúncia e o testemunho. Local: Teatro.

Programação local

11h: “Rosa do Povo”- literatura como decisão: um caminho sem volta – Solange Alvarenga, Otávia Senhorinha e Joaquim Olegário (Mediação) – Local: Auditório da Biblioteca.
13h: Fruir o livro infantil: o livro na mão da criança – Rosa Dalva, Conceição Araújo e Denise Felix ( Mediação) – Local: Auditório da Biblioteca.
16h: Rosa do Povo – política, memória, história, amor e literatura – Maxsandro Ferreira Soares, Graça Lima e Delci Cristina (Mediação) – Local: Auditório da Biblioteca.

Programação Infantojuvenil 

8h: Alessandra Roscoe, com convidado Cláudio Fraga (O Tubarão Martelo) – Ensino Fundamental – Anos iniciais – 6 a 10 anos – Local: Teatro.
9h: Lavínia Rocha – Ensino Médio – 15 a 17 anos – Local: Teatro.
14h: Tino Freitas, com convidada Paloma Jorge Amado – Ensino Fundamental – Anos iniciais – 6 a 10 anos – Local: Teatro.
15h: Morgana Kretzmann e Paulo Scott, mediação Leo Cunha – Ensino Fundamental – 9 e 10 anos – Local: Teatro.

Programação musical 

20h30: Acauã Ranne – Xirê: Herança Ancestral – Local: Coreto.

Programação de autógrafos

14h: Fisioletras Sésamo Caps II
15h: Cláudio Guerra
16h: Maiza Silva
17h: Rosemara de Mont e Márcia Rosa.
18h: Jairo Martins de Souza e Raik
19h: Fabiano Piúba e Dona Rosinha.
20h: Teresa Cárdenas, Silvana Tovano e Isabela Noronha.
21h: Cláudia Flor D’Maria, Myriam Scotti e Aírton Souza.
22h: Ignácio de Loyola Brandão, Itamar Vieira Jr. e Conceição Evaristo.

Serviço

5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira

Data: De 29 de outubro a 2 de novembro, quarta-feira a domingo

Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e avenida lateral.

Entrada gratuita

Toda a programação é transmitida online pelo Youtube @flitabira

Acesse a programação completa em www.flitabira.com.br

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *